Oficina Prode: Paralisia Cerebral- aspectos práticos

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional de Major Vieira – PRODE está realizando a Oficina de Formação para Professores da Rede Municipal de Ensino, denominada: Paralisia Cerebral – aspectos práticos, ministrada pelo Professor Wagner Allan Cagliumi de Curitiba/PR.

A primeira etapa foi realizada dia 26 de maio no período vespertino, nas dependências da Escola Primária Municipal Tia Chiquinha, a segunda etapa aconteceu dia 16 de junho no período noturno, em função do cumprimento dos 200 dias de efetivo trabalho escolar previsto no Calendário Escolar.

Esta oficina tem como objetivo preparar os educadores da rede de ensino municipal, para receber alunos no ensino regular com seqüelas de Paralisia Cerebral, contribuindo para uma inclusão com responsabilidade.

Estão sendo abordados temas pertinentes à inclusão de alunos com distúrbios motores, como conceito, acessibilidade, culminando em práticas pedagógicas, além de discussões práticas sobre a epilepsia na infância, comumente associada às seqüelas de Paralisia Cerebral.

A importância de se capacitar os educadores da rede municipal de ensino nas áreas das deficiências emerge das necessidades de se desmistificar as deficiências e desenvolver as capacidades dos alunos respeitando suas limitações e potencialidades.