COLEGIADO DE GESTORES DA EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO E
ELABORAÇÃO DE DIRETRIZ CURRICULAR

Após meses de trabalho o Colegiado de Gestores da Educação da AMPLANORTE iniciou as capacitações que tem como finalidade a organização dos sistemas de ensino e elaboração de proposta de Diretriz Curricular Regional de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos.

O Colegiado elaborou um Projeto para a ação pretendida, buscou apoio junto as SDR's de Canoinhas e Mafra, uma vez que, os municípios da AMPLANORTE são da região de abrangência das duas SDR's e obteve o total apoio dos orgãos governamentais para a execução do projeto.
Na parceria estabelecida as SDR's assumiram os custos com palestrantes e administrativos da instituição que ministrará a capacitação e os municípios custearão as despesas com transporte e alimentação dos participantes.

Dia 2 de setembro o Colegiado oficializou a entrega do Projeto nas SDR's e, após os procedimentos legais, dia 29 de setembro aconteceu a abertura de propostas do Edital de Seleção de Projetos 0011/2010. A UnC – Universidade do Contestado foi a Instituição de Ensino Superior vencedora para conduzir os trabalhos.

Os municípios que estarão participando das capacitações durante os meses de outubro e novembro são: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Mafra, Papanduva, Monte Castelo, Porto União,Rio Negrinho,Campo Alegre,Itaiópolis e Irineópolis.
O Projeto prevê 19 encontros que acontecerão nas cidades de Mafra e Canoinhas reunindo todos os municípios, de acordo com o seguinte cronograma:

ÁREA ESPECÍFICA DATA CARGA HORÁRIA LOCAL

Gestores , equipe administrativa e pedagógica das Secretarias de Educação 04/10/10 – Canoinhas
Gestores e equipe pedagógica das Secretarias de Educação 18/10/10 – Mafra
Gestores e Diretores de Unidades Escolares 19/10/10 – Mafra
Encontro Geral (todos os profissionais da Educação) 20/10/10 – Mafra
Educação Infantil (0 a 3 anos) 21/10/10 – Canoinhas
Educação Infantil (4 e 5 anos) 25/10/10 – Canoinhas
Ensino Fundamental (1º. e 2º. Ano) 26/10/10 – Mafra
Ensino Fundamental (3º. Ano) 27/10/10 – Mafra
Ensino Fundamental (4º. Ano) 03/11/10 -Mafra
Ensino Fundamental (5º. Ano) 04/11/10 – Canoinhas
Matemática 08/11/10 – Canoinhas
Ciências 09/11/10 – Canoinhas
História 10/11/10 – Canoinhas
Geografia 11/11/10 – Canoinhas
Inglês 16/11/10 – Canoinhas
Ensino Religioso 17/11/10 – Canoinhas
Artes 17/11/10 – Canoinhas
Educação Física 18/11/10 – Mafra
Língua Portuguesa 22/11/10 – Canoinhas

A coordenação geral do Projeto é de responsabilidade de Silmara Lúcia Rutes Zabudowski (Major Vieira),
Maria de Lourdes Brehmer (Canoinhas),Maike Sheila T. Steidel (AMPLANORTE) e Marilda Rodecz (Major Vieira).

São muitos os desafios na Educação à espera de soluções.

Todas as redes devem oferecer o ensino fundamental de 9 anos,sendo que, o último prazo para a adoção é o ano de 2010. Muitos municípios ainda têm dificuldades no processo de escolarização desse novo aluno e na definição da proposta pedagógica. O acréscimo de um ano no início do ensino fundamental busca aumentar o tempo de alfabetização da criança, que passa de dois anos (1ª e 2ª séries) para três (1º, 2º e 3º anos).

As mudanças no ensino fundamental afetam também a educação infantil. Da mesma maneira que a pré-escola, o novo fundamental tem como desafio entender o universo das crianças menores.
Os Gestores da Educação desejam otimizar os recursos financeiros, procurando a organização regional e parcerias para as adaptações necessárias quanto a organização dos sistemas de ensino e uma diretriz curricular bem elaborada, visando reestruturar o ensino na região.

Organização dos sistemas de ensino,elaboração de diretriz curricular, construção de espaços adequados e formação de docentes, são desafios a serem vencidos no processo de adaptação para a nova educação infantil e ensino fundamental.

O Colegiado Regional de Gestores da Educação acredita que a união dos municípios, considerando que as necessidades e os interesses são os mesmos, trará inúmeros benefícios para a educação.

OUTUBRO de 2010