Salvatti é o novo secretário executivo regional da ADR Canoinhas

Tomou posse oficialmente na tarde desta quinta-feira, 12, como secretário executivo regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no dia 10 de janeiro.

No ato de posse, Salvatti declarou estar preparado e grato pela nova função. “Agradeço a confiança depositada em minha pessoa e no meu trabalho. Vamos batalhar com a equipe pelo bem de todos e dos nossos seis municípios, atendendo de forma igual e justa, lutando por mais conquistas para nossa região”.

Ex-secretário Ricardo Pereira Martin destacou seu trabalho frente à ADR nos quase quatro anos, e destacou que Salvatti foi uma ótima escolha para a função. “Sempre tive em Salvatti e todos de Porto União muito apoio e colaboração para fazermos o melhor pela nossa região. Sei que deixo a ADR em ótimas mãos”, destacou em sua fala.

O ato de posse solene foi realizado na sede da Gerência de Educação de Canoinhas com a entrega do Regimento Interno da ADR, assinatura do termo de posse, e contou com grande presença de representantes do governo na região; os prefeitos de Canoinhas, Beto Passos; de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti; de Porto União, Elizeu Milbach; e de Três Barras, Luiz Shimoguiri; além de vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, imprensa regional e convidados da comunidade.

Resumo Profissional de Aloísio Salvatti

Aloisio Francisco Salvatti, nascido em 03 de dezembro de 1966 natural de Bituruna (PR). Casado com Maristela Redolffi Salvatti e pai de uma filha, Camila.

Empresário, Salvatti iniciou sua carreira política no PMDB. Assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Porto União em 2007 até 2012, na administração do então Prefeito Renato Stasiak.

Concorreu ao cargo de vice-prefeito em 2012, assumindo a Administração Municipal ao lado do então Prefeito Anízio de Souza, em 2013. Durante a gestão assumiu também a Secretaria de Obras do município.

Na Administração, Salvatti conquistou seu espaço. Na área econômica auxiliou em grande parte o desenvolvimento da Área Industrial, trazendo novas empresas e auxiliando no crescimento das empresas já existentes. A instalação da Havan, em Porto União, foi articulada por ele. Hoje a empresa catarinense representa o segundo maior movimento econômico de Porto União.

Outra luta durante o trabalho na administração foi a articulação junto a outras lideranças na federalização da BR 280, que liga Porto União a Canoinhas.  Por muitos anos somente este trecho da rodovia era de responsabilidade do estado. Agora, todo o trajeto integra a relação das rodovias federais, isentando a responsabilidade financeira do Governo Estadual nesse trecho.

Também em Porto União foi o idealizador da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que completou no ano passado a 10ª edição, coordenando-a em todas as edições. Com essa festa Porto União ganhou visibilidade turística e econômica, além de movimentar durante os dias de festa hotéis, restaurantes, comércio, supermercados e farmácias.

Como vice-prefeito atuou diretamente em diversas ações desenvolvidas a nível regional, auxiliando na construção do Plano de Desenvolvimento Regional, e nas discussões com os demais municípios que compõem a Amplanorte, integrando ações voltadas para toda a região.

Paralelamente a carreira na administração municipal, Salvatti integrou a Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), sendo presidente entre 2006 e 2010. Também faz parte, desde 2006, da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde atuou como presidente por duas vezes, ocupando também outros cargos sempre com voz ativa. Salvatti fez parte também da Associação de Bombeiros Comunitários de Porto União. Ele e sua esposa Maristela são membros ativos do Lions Clube Porto União Cidade Amiga.

Diante da participação ativa em grupos diversos Salvatti demonstra um grande interesse em auxiliar o desenvolvimento da região, buscando sempre recursos junto aos líderes estaduais e federais para complementar o trabalho de cada entidade.