Major Vieira Receberá Kit Cinema.

O Ministério da Cultura divulgou esta semana a lista das 150 cidades selecionadas no edital nacional Cine Mais Cultura, voltado à exibição pública de filmes em municípios com até 20 mil habitantes, com a contemplação de 14 municípios catarinenses, três do Planalto Norte. Como a prioridade foi atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema, cidades como Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras foram selecionadas. As administrações municipais receberão do governo federal kits contendo tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, entre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens). Em contrapartida, as prefeituras comprometeram-se a disponibilizar espaço para o funcionamento dos Cines e dois técnicos responsáveis pela manutenção e operação. No Brasil, apenas 8% dos municípios possuem salas comerciais de cinema. A situação é agravada pelo alto preço do ingresso, que dificulta o acesso popular, mesmo nas cidades onde há salas de projeção.

O programa Cine Mais Cultura tem o objetivo de mudar um pouco essa realidade, pois promove o acesso gratuito da população às obras audiovisuais e, ao mesmo tempo, incentiva e apoia a produção nacional.  Após receber os equipamentos e a capacitação, Segundo o Ministério da Cultura, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso.

A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine Mais Cultura poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.