Planalto Norte tem tudo para se tornar polo de lácteos, afirma deputado

Foi realizado no dia 11 de setembro em Canoinhas o Seminário do Programa Planorte Leite, programa construído coletivamente por entidades regionais, representando os setores políticos, técnicos e de representação de produtores. O objetivo é desenvolver sustentavelmente o Planalto Norte de Santa Catarina na pecuária de leite. Participaram diversas autoridades políticas, coo deputados federais e estaduais, lideranças empresariais, da sociedade, técnicos e produtores da região.

Durante o evento o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha anunciou que o Ministério deve destinar, nas próximas semanas, R$ 300 milhões para o Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. A verba deverá ir para Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

Também presente no evento, o deputado federal Mauro Mariani, que na primeira edição se comprometeu em destinar emenda parlamentar para o Programa, enfatizou que “o Planalto Norte tem tudo para se transformar em um polo de lácteos com qualidade diferenciada, levando-se em consideração fatores humanos, geográficos, clima e solo favoráveis. A atividade favorece a sucessão familiar, estimulando os jovens a permanecerem no campo e com certeza irá propiciar novos negócios”. O deputado aproveitou a oportunidade para colocar-se à disposição para interceder pelo Planalto Norte junto ao Governo Federal.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin, no ato representando o governador João Raimundo Colombo, recebeu ofício do presidente da Epagri Luís Ademir Hassmann junto ao diretor de projetos especiais do Programa SC Rural, Ditmar Afonso Zitmah, da não objeção do Termo de referência para contratação de consultoria para estudo de viabilidade econômico-financeira para implantação de agroindústria de beneficiamento de leite produzido no Planalto Norte Catarinense, por parte do Banco Mundial. A Epagri agora deve contratar a consultoria.

Para o secretário “o Planorte Leite é um programa que beneficia não somente a produção leiteira, mas todas as demais cadeias produtivas da região. Isso é extremamente favorável para o crescimento do Planalto Norte”.

O coordenador do Planalto Norte de Pecuária da Epagri, Waldemiro Sudoski explanou sobre os avanços e potencialidades do Programa. “Um dos grandes avanços é o apoio do SC Rural, com recursos da ordem de R$ 3 milhões a fundo perdido e que estão sendo aplicados no sistema produtivo das propriedades da região. O programa tem contribuído muito para consciência do desenvolvimento regional”.