Projeto "Segundo Tempo" em Major Vieira

Projeto Segundo Tempo Em Major Vieira.

No ultimo dia 11 de agosto de 2009 aconteceu na cidade de Major Vieira o lançamento do projeto "Segundo Tempo", projeto este que tem por missão formular e programar políticas públicas inclusivas e de afirmação do esporte e do lazer como direitos sociais dos cidadãos (diretrizes do PST). Dessa forma, as atividades oferecidas no núcleo são de caráter educacional, tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.Este projeto vai atender as crianças de 06 a 16 anos de idade regularmente matriculadas na rede municipal e estadual de ensino da cidade de Major Vieira em especial as localidades do Rio Novo e Rio claro.O projeto Segundo Tempo foi conseguido junto ao Instituto Contato que é o responsável por todo suporte técnico e pedagógico.A prefeitura municipal de Major Vieira junto com a secretaria de educação esporte e cultura dão conta da contra partida fornecendo carro aos professores para o deslocamento até as localidades como também almoço a aqueles alunos que não podem ir ate suas casas devido a distancia.Serão atendidas 120 crianças no projeto Segundo Tempo, as mesmas recebem um reforço alimentar junto com o material que o projeto oferece para a realização das atividades.

Apresentação do Projeto Segundo Tempo

O projeto segundo tempo tem por missão formular e programar políticas públicas inclusivas e de afirmação do esporte e do lazer como direitos sociais dos cidadãos (diretrizes do PST). Dessa forma, as atividades oferecidas no núcleo são de caráter educacional, tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.Considera-se que toda a criança e adolescente tem um potencial em si o direito de desenvolvê-lo. Dentro da filosofia da educação pelo esporte, crianças e adolescentes podem desenvolver competências pessoais (como auto-estima, o autoconhecimento, o autocuidado), sociais (o espírito de equipe, a cooperação, a solidariedade e criatividade).Para o programa segundo tempo o esporte educacional “tem como finalidade o desenvolvimento de valores sociais, a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, a melhoria da qualidade de vida, diminuição da exposição aos riscos sociais e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania” (me 2008). Dessa forma, o esporte educacional destaca-se nas atividades desenvolvidas no núcleo.Para tani (2007) o esporte educacional deve respeitar as características físicas, psicológicas, sociais e culturais dos praticantes e as diferenças individuais. O esporte educacional deve ser inclusivo e orienta-se para a generalidade dando oportunidade de acesso a diferentes modalidades esportivas.Portanto, seguindo os princípios do PST, as atividades desenvolvidas no núcleo devem possibilitar vivências de modo que todos os participantes sejam capazes de aprender e praticar esportes sem pré-requisitos técnicos; respeitar a individualidade das crianças e adolescentes e os aspectos gerais do processo de desenvolvimento e da aprendizagem.

DIAGNOSTICO

Major vieira localiza-se no planalto norte do estado de Santa Catarina. A base da economia é a agricultura, possui uma população de 7.337 habitantes.

OBJETIVO GERAL

Auxiliar no desenvolvimento integral de crianças e do adolescente, de 6 a 16 anos regularmente matriculados na rede municipal de ensino estimulando habilidades motoras, sociais, intelectuais e perceptivas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Desenvolver habilidades motoras, sociais, intelectuais, perceptivas.

CONTEÚDOS

Os conteúdos que serão desenvolvidos no núcleo têm como tema o esporte educacional.Serão trabalhadas as seguintes modalidades:Futsal-Voleibol-Handebol-Xadrez-Tênis-Dança

HORÁRIOS

Os alunos serão atendidos no contra turno escolar.No período matutino nos seguintes dias.Terça-feira das 09h00min às 11h00min:Quinta-feira das 09h00min às 11h00min:Sexta-feira das 09h00min às 11h00min: No período vespertino nos seguintes dias:Terça-feira das 13h30min às 15h30min:Quinta-feira das 13h30min às 15h30min:Sexta-feira das 13h30min às 15h30min:

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

Professor coordenador:Luciano Ferreira Terres. CREF: nº011656/SC-Professores estagiários:Larissa Lisboa Maiewski-Laércio Sobzack e Mariluci

MATERIAL UTILIZADO

Bolas-Arcos- Cones-Jogos de xadrez-Raquetes de tênis de campo-Cordas-Camiseta do programa para cada aluno cadastrado.Colete de identificação para jogos.E todo o material didático necessário para o bom desenvolvimento do projeto segundo tempo.

OBSERVAÇÕES

Os alunos também receberão reforço alimentar no período que estiverem no projeto.Durante a aula será realizada uma lista de chamada para garantir a presença e permanência do mesmo, caso o aluno falte mais de 2 semanas sem justificativa será automaticamente desligado do projeto colocando outro  em seu lugar.Com este projeto serão beneficiados mais de 120 alunos das localidades do Rio novo e Rio claro

.ESPAÇO FISÍCO

Ginásio de esportes das localidades atendidas,Quadras esportivas, Salas de aulas e todo o espaço físico que se encontrar a disposição para o bom desempenho do projeto.

CONCLUSÃO

Esperamos contribuir na formação do cidadão dando a ele o que é de DIREITO.As crianças serão orientadas por um coordenador pedagógico e um grupo de professores de educação física e pedagogia no contra turno escolar sendo 3 vezes na semana 2 (duas) horas por dia.Com este projeto esperamos oferecer novas oportunidades as crianças ajudando na formação do cidadão responsável por suas atitudes e conhecendo seus direitos.