Major Vieira vai decretar situação de emergência devido às chuvas

Na manhã de hoje, 5ª feira dia 5 de outubro, às 9 horas da manhã, reuniram se no gabinete do prefeito municipal, o prefeito Edson Schroeder, Marilda Rodecz secretária de educação ,Marisa Ferraz diretora pedagógica de educação, Maria Isabel Richter secretária de administração do município de Major Vieira, Nilson José de Sousa secretário da saúde, Neusa Schroeder Schumacher secretária de assistência social, Narciso Woiciechovski secretário de agricultura, Liliane Maron Guimarães assessora jurídica do município, Danilo Sphaier e Anacleto Zabelski representantes da secretaria de obras, Reny Rodrigues responsável pelo setor de licitações da prefeitura, Célio Kosmala coordenador da defesa civil e os representantes do GRAAC – grupo de ações coordenadas Adilson Maieski e também Luis Gonzaga Telles Neto para tratarem do decreto de emergência que será editado no município.

O prefeito, iniciou a reunião explicando importância de ser levantados os registos identificando os prejuízos causados pelas chuvas no último dia três de outubro, para que através deste levantamento seja elaborado decreto de situação de emergência.

Já com experiência de anos anteriores, Luis Gonzaga, ex-coordenador da defesa civil municipal, explicou como cada secretaria deverá fazer o levantamento, justificando através de ofício encaminhado para coordenadoria civil municipal, explicando quais foram os prejuízos causados em cada secretária. Cada pasta deverá expor os prejuízos e justificativas para que sejam avaliados e qual o nível de todo o prejuízo. Gonzaga, explicou ainda, que com o decreto de situação de emergência for homologado e reconhecido, poderão ser feitas compras diretas, ou seja, sem a necessidade de licitação.

A compra será de materiais utilizados nas respostas às emergências causadas pelas chuvas, disse Gonzaga. Ele também explicou, que após será feito um lado do setor de engenharia, que depois vai para análise da coordenadoria de defesa civil do estado de Santa Catarina.

O prefeito Edson Sidnei Schroeder, ainda falou, que este decreto de situação de emergência, vem para contribuir nas necessidades da população do município, que sofre com as cheias.