Gestores Municipais de Saúde de Major Vieira participam de capacitação sobre regulação de Cirurgias

A Prefeitura Municipal de Major Vieira, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Municipal São Lucas se fizeram presentes nesta terça-feira, 20 de fevereiro, na Amplanorte, em Mafra.

Lá ocorreu uma importante reunião com a comissão gestora do SisReg (Sistema de Regulação) de cirurgias da região Norte/Nordeste de Santa Catarina.

Já, há alguns anos está se implantando a regulação externa, via Secretaria de Estado da Saúde de todas as cirurgias via SUS no território catarinense.

Apenas na regional Norte/Nordeste existem aproximadamente 20 mil pedidos de cirurgia em ordem de espera, somados todos os tipos de procedimentos.

Assim como exames e certas consultas médicas, a regulação de cirurgias segue processos rígidos de controle e direcionamento, abrangendo grande número de hospitais em toda a região.

Segundo o Secretário da Saúde de Major Vieira, Nilson Sousa, esse tipo de capacitação é imprescindível para os municípios e também para os prestadores de serviços cirúrgicos, trocando experiências e alinhando processos e ações para agilizar o andamento dessas listas.

Quem executa essa regulação são profissionais médicos da Secretaria Estadual de Saúde, capacitados a analisar os prontuários médicos dos pacientes, determinando o grau de prioridade que cada um passa a ter.