Prefeitos da região se reúnem em Assembleia da AmplaNorte em Major Vieira
Os prefeitos da região estiveram reunidos na última sexta-feira, 27/09, na Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte. A reunião aconteceu nas dependências do Centro Comunitário de Major Vieira, contando com a presença de representantes dos dez municípios que fazem parte da Associação.
Na pauta, estava a apresentação da professora Maria Bertília Giacomelli, que fez uma exposição sobre o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Canoinhas, do qual é diretora. Os presentes trataram também de questões relativas à criação de um Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, agenda com o Governador do Estado, ações coletivas de recuperação fiscal, Simples Nacional e CIGA – Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal.
Este último projeto consiste na constituição de uma central tributária na AmplaNorte, onde será feito uma parceria com a UnC – Campus Mafra e Federação Catarinense de Municípios – FECAM, fomentando o curso de Ciências Contábeis através da contratação de estagiários para operacionalizarem o Sistema de Gestão de Tributária, onde através da central os municípios receberão relatórios consistentes que serão administrados pelos fiscais de cada município.
“Desta forma, o ganho de tempo será uma das principais ferramentas proporcionadas por esta parceria. O foco será o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, das empresas optantes do Simples Nacional”, afirma o secretário executivo da Associação, Hélio Daniel Costa.
Outro tema abordado foi o projeto da Prefeitura de Três Barras que prevê a implantação de roteiro turístico ferroviário regional, com o objetivo de desenvolver o turismo no Planalto Norte Catarinense, agregando ainda outras áreas, como a agricultura familiar.
O prefeito de Mafra e presidente da AmplaNorte, Roberto Scholze, falou aos presentes sobre a usina de asfalto a quente instalada no município de Pinhalzinho através de um consórcio intermunicipal, convidando os demais para juntos conhecerem as instalações, viagem esta que ficou agendada para a próxima semana.
“Vamos lá conhecer o local e buscar mais informações sobre o funcionamento da usina, para que possamos analisar a viabilidade de implantar uma similar aqui na região, o que seria de grande valia para reduzir os custos e ajudar na resolução dos problemas de asfalto em todos os municípios que compõem a AmplaNorte”, explica Scholze.
A Assembleia Geral da Associação acontece mensalmente e é um momento de grande importância, no qual os Prefeitos podem trocar ideias sobre problemas comuns aos Municípios e juntos buscarem soluções visando o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense, explica o secretário executivo da AmplaNorte.