Major Vieira lança campanha contra violência

REDE DE VIZINHOS CONTRA A VIOLÊNCIA

1 – O que é a Rede de Vizinhos contra a Violência?

Essa iniciativa consiste na união de esforços de todos os moradores de um determinado bairro ou rua que, passam a fazer o monitoramento daquela redondeza, estando alerta com as violências que acontecem dentro das casas, sejam elas contra as crianças/adolescentes, contra as mulheres, idosos e pessoas com deficiência, comunicando aos demais canais de denúncia para que estas cheguem aos órgãos de proteção.

É como se cada morador fosse uma “câmera viva” que alerta os órgãos diante de atos de violência, assumindo assim, o papel de protetores daqueles que muitas vezes não encontram voz para pedir socorro. Zelando uns pelos outros fazemos que os casos passem a ser conhecidos e com isso possamos diminuir o índice da violência em nosso município.

2- O que é violência?

É um comportamento que causa dano ou intimidação moral a outra pessoa. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida do outro.

3 – Tipos de violência:

• Violência Física: Qualquer ação que machuque ou agrida intencionalmente uma pessoa, por meio da força física, arma ou objeto, provocando ou não danos e lesões internas ou externas no corpo.
  • Violência Moral: Ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação do indivíduo.
  • Violência Patrimonial: Ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens, valores e similares.
  • Violência Psicológica: Ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa, por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
  • Violência Sexual: É toda relação sexual em que a pessoa é obrigada a se submeter, contra a sua vontade, por meio de força física, coerção, sedução, ameaça ou influência psicológica. É considerada crime, mesmo quando praticada por um familiar, seja ele pai, marido, namorado ou companheiro.
  • Violência Institucional: Essa violência permeia todas as instituições públicas e privadas; apresenta-se na relação de servidores com o paciente/usuário, podendo se dar de diversas formas: ineficácia e negligência no atendimento, discriminação (de gênero, étnico-racial, econômica etc.), intolerância e falta de escuta, desqualificação do saber do paciente, uso de poder, massificação do atendimento e outros.
  • Abandono: Manifesta-se pela ausência ou omissão por parte dos responsáveis ou familiares.
  • Negligência: Descuido geral com situações que põem em risco, negar cuidados e supervisão adequados.

4- Público de Proteção da Rede de Vizinhos contra a Violência:

a)    Contra Crianças e Adolescentes

b)    Contra a Mulher

c)    Contra o Idoso

d)    Contra Pessoa com Deficiência

5- Pra quem denunciar?

Disque 100 – Direitos Humanos – as denúncias são anônimas

Disque 190 – Polícia Militar;

Delegacias Especializadas ou Comuns;

Ministério Público;

Disque 47 36551755 – Secretaria da Assistência Social; Seg à Sex das 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 horas

WhatsApp – 997117494- Seg à Sex das 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 horas

É dever de todos, especialmente dos mais próximos, que ouvem ou acompanham o sofrimento das vítimas denunciar.

O crime não acontece apenas com bens materiais, eu posso ser responsável pelo bem físico e emocional do meu vizinho. Denuncie!

6- O que é o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade (SPE-Média Complexidade).

É parte integrante da Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferta serviços continuados, atendendo crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos em situação de violação de direitos: violência doméstica, abuso sexual, abandono e negligência, maus tratos entre outros.

VIZINHO E VIZINHA, EU TE ESCUTO,

EU TE PROTEJO, EU DENUNCIO!!!

Campanha do SPE-Média Complexidade que atua na Secretaria Municipal de Assistência Social.