Governador discute com prefeitos do Norte de SC a situação nos municípios após as cheias.

O governador Raimundo Colombo se reuniu, nesta terça-feira, 10, com prefeitos de 10 municípios das regiões de Canoinhas e Mafra para avaliar os prejuízos com as chuvas do último fim de semana e discutir a melhor maneira de atender a população prejudicada. O encontro ocorreu na prefeitura de Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, e reuniu os prefeitos de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União, Três Barras, Papanduva, Monte Castelo, Itaiópolis e Mafra. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, também acompanhou a reunião.

“O Governo vai agir inicialmente de forma emergencial no apoio humanitário. Para isso já foram disponibilizados aproximadamente R$ 5 milhões, dos governos federal e estadual. A próxima parte do processo depende do levantamento em cada cidade, principalmente no interior. Os técnicos devem avaliar os prejuízos na infraestrutura, estradas, lavouras e prédios públicos”, explicou o governador.

As ações serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira na ajuda aos atingidos pelas cheias e enxurradas, com o deslocamento das famílias, auxílio com alimentação e água. Também serão fornecidos R$ 50 mil em óleo diesel para cada município atingido, o que equivale a 20 mil litros do combustível, para serem usados nas máquinas que irão auxiliar na remoção do lixo, do entulho e no transporte de alimentos e água. A outra etapa consiste na avaliação, com a documentação de todas as demandas, para que o Governo possa liberar os recursos que serão aplicados na reconstrução de pontes, vias públicas, estradas e na reurbanização das cidades.

O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, explica que, mesmo com o fim da chuva, os rios ainda estão subindo em média três centímetros por hora. Todos os seis municípios da SDR Canoinhas estão em situação de emergência. “Estamos levantando a real situação e demanda de cada município e em seguida tomar as providências, a exemplo de recuperação de estradas, dos acessos e das pontes. Também estamos recebendo a ajuda do helicóptero da Polícia Civil no transporte de mantimentos para as áreas de difícil acesso”.

Porto União e Três Barras foram os mais afetados com aproximadamente 20 mil pessoas atingidas e mais de 200 famílias desalojadas, que estão em dez abrigos. Em Canoinhas, são 25 famílias em três abrigos e o total são 10 mil atingidos. Mafra tem 120 famílias em quatro abrigos e 15 mil atingidos. O interior de Itaiópolis e o bairro São Cristóvão de Papanduva estão totalmente inundados, e o primeiro teve uma ponte arrastada. Já Major Vieira e Bela Vista do Toldo sofrem com enxurradas. Ao todo são cerca de 120 mil pessoas atingidas com as chuvas.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, falou da situação do município e agradeceu a atenção do Estado. “Temos localidades rurais sem acesso e muitos danos na malha viária do município, além de diversas famílias na casa de parentes ou nos abrigos do município. A Defesa Civil não tem medido esforços para prestar o melhor atendimento às famílias, trabalhando com a prioridade de zelar pela vida”.

Agricultura
Nesta época do ano, as perdas na agricultura não são tão significativas por estar na entressafra. As lavouras de verão já estão colhidas e as de inverno estão sendo plantadas ou em fase de crescimento, em que o excesso de chuva não traz prejuízos tão significativos. Entretanto a chuva prejudicou a produção de hortaliças, de mudas em canteiros de cebola e de fumo. Também prejudicou o transporte de leite pela interrupção de estradas danificadas pelas chuvas.

O secretário da Agricultura, Airton Spies, disse que ainda não há estimativa final dos prejuízos que estão sendo levantados pelas equipes da Epagri em parceria com as prefeituras. “Sabemos de prejuízos causados pela inundação de várzeas em bananais e de pastagens, que inundadas ficam sem ser aproveitadas por um tempo e no transporte de ração para aviários e de animais para frigoríficos por causa da interrupção de estradas”.