23 de janeiro é feriado municipal em Major Vieira

 

Lei Municipal nº 477 de 27 de abril de 1979 institui o feriado

 

Major Vieira foi emancipada em 23 de janeiro de 1961 e antes mesmo de servir de cenário para a Guerra do Contestado, em 1912 já existem registros de que pela região de Major Vieira passaram tropeiros que transportavam gado, couro e charque do Rio Grande do Sul para São Paulo e Minas Gerais. Ali eles paravam para descansar por volta de 1880. Dessa forma, foram surgindo na região pequenas comunidades. Depois da Guerra do Contestado, uma leva de imigrantes poloneses chegou às terras em busca de melhores oportunidades. Os colonos encontraram a floresta densa, que não os intimidou. Abrindo picadas nas matas, construíram as primeiras casas ao sul de Canoinhas. Na época, o lugar chamava-se Colônia Vieira e ainda pertencia ao Paraná. Em 1924, quando italianos, alemães e alguns poucos ucranianos já habitavam as terras, a área passou a distrito de Ouro Verde. A criação do município só ocorreu em 23 de janeiro de 1961 e o nome é uma homenagem ao Major Tomaz Vieira, primeiro superintendente de Canoinhas.

A cidade tem sua economia voltada para a agricultura que cultiva principalmente o fumo, soja, feijão e milho. O comércio e indústrias como a Bimade Madeiras, MadeRocha Madeiras e a Mister Paper completam o quadro da economia local.  

Sobre Major Vieira.

Data de fundação – 23 de janeiro de 1961. Principais atividades econômicas – Agricultura. População – 7.899 habitantes. (IBGE) Colonização – Alemã, italiana, ucraniana e polonesa. Localização – Planalto Norte, a 393km da capital Florianópolis. Área – 543,5km2. Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média de 19°C. Altitude – 786m acima do nível do mar.