Prefeitura de Major Vieira solicita à Polícia Militar, intensificação de rondas nas ruas e praças da cidade
A Prefeitura de Major Vieira enviou na tarde desta segunda-feira, 08, um ofício ao Sargento da Polícia Militar, Reni Graciano Leite, solicitando a intensificação das rondas preventivas nas ruas, praças e no cemitério municipal.
No ofício, o Prefeito Municipal Orildo Antonio Severgnini (MDB), reforça o pedido à PM, para que os policiais realizem rondas com intervalos não superiores a uma hora na Rua Pedro Maron, nos Conjuntos Habitacionais Neomar Rogério Mück (Cohab 1) e Madre Paulina Cohab 2), bem como na Praça Hercília Filha Gadotti (Praça do Hospital São Lucas) e na Praça Madre Paulina em frente à prefeitura.
A depredação de algumas placas de sinalização de trânsito recém instaladas na cidade, motivou o pedido.
De acordo com o ofício, o objetivo é coibir a ação de vândalos, que agem principalmente à noite com a intenção de depredar o patrimônio público.
Leia a íntegra do ofício abaixo:
OFÍCIO GAB. 0158/2020
Major Vieira, 01 de junho de 2020.
Ilmo. Sr.
RENI GRACIANO LEITE
3º Sargento
Polícia Militar de Major Vieira/SC
REFERENTE: Intensificação das ações de segurança e proteção patrimonial em ruas, praças e cemitério.
Prezado Senhor,
O Município de Major Vieira, neste ato representado pelo Prefeito em exercício, Sr. ORILDO ANTÔNIO SEVERGNINI, requer seja intensificado as ações de segurança, por meio de rondas preventivas, noturnas e com intervalos não superiores a uma hora.
Tais rondas deverão ser realizadas nas ruas, praças e cemitério, notadamente na extensão da Rua Pedro Maron, nos Bairros Neomar Muck e Madre Paulina, bem como na Praça do Hospital e na Praça Madre Paulina.
Impende notar que a ronda preventiva noturna, conforme referenciado acima, terá o escopo de coibir ações de vandalismo, que devastam o nosso Município. O aumento da depredação de placas de sinalização, bem como destruição das árvores plantadas há pouco tempo pelo poder público é inegável e deve ser rechaçado.
Os aludidos locais são considerados os mais críticos, ou seja, pontos onde ocorrem maiores índices de vandalismos e depredações nos últimos dias, segundo dados levantados pelas equipes da Prefeitura e pela própria população. A intensificação das rondas policiais noturnas, terá a finalidade de assegurar a preservação desses espaços durante 24 horas.
Nunca é demais lembrar que os danos causados pelos atos de vandalismos trazem prejuízos aos cofres públicos, uma vez que a Prefeitura precisa reformar e consertar determinados espaços/equipamentos, e também à própria comunidade, que fica impedida de usufruir desses bens públicos.
Da mesma maneira, sugere-se uma campanha legitimada pela Polícia Militar, com divulgação e eventual entrevista na rádio local, para que seja esclarecido que atos de vandalismos são considerados crimes contra o patrimônio público e passíveis de punições.
Destacando, ainda, o fato de que quem pratica tais ações está sujeito a ser enquadrado no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, por dano qualificado, em que a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além das multas.
Por último, requer também a colaboração para divulgar um canal de denúncia, com o objetivo de incentivar a população a cuidar do patrimônio público e defendê-lo.
Certos de que seremos compreendidos e atendidos em nosso requerimento, subscrevemo-nos.
Cordialmente,
ORILDO ANTÖNIO SEVERGNINI
Prefeito