Escolas da Rede Municipal de Ensino de Major Vieira contam com 15 lousas digitais

A tecnologia chegou às salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino de Major Vieira.

É uma pena que as aulas estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Desde março deste ano, as Escolas Tia Chiquinha, na sede, Escola Básica Drausio Celestino Cunha no Rio Claro, Escola de Ensino Fundamental Frei André Malinski no Rio Novo e a Creche Municipal Estephania Sjabelski, passaram a contar com uma inovação para professores e alunos. São as lousas digitais, as aulas serão mais mais dinâmicas, interativas e interessantes, afirma a secretária de Educação Wania Regina Vercka. “Será uma ferramenta de trabalho muito inovadora para os professores e alunos, quando as aulas voltarem a ser presenciais.

O jovem está conectado em todo o tempo. Quando ele chega na sala de aula, ele quer ter a mesma ferramenta para buscar o conhecimento com seus colegas e com os professores”, diz a Secretária Wania.

O professor poderá levar para a sala toda a apresentação da sua aula, inclusive já com mapas e fotos, entre outros conteúdos selecionados. Na sala, o docente exibe na lousa digital, com possibilidade de ampliar imagens, movimentar textos e fazer anotações, por exemplo. O aluno acompanha, interage, sem precisar copiar, porque depois pode receber, por e-mail, o arquivo da aula para acessar a qualquer momento, de qualquer lugar, pelo computador, tablet ou celular. A aula passa a ser interativa não só dentro da sala, mas em qualquer lugar.

A Educação em Major Vieira ganha e muito com a chegada da tecnologia às escolas municipais por meio das lousas digitais. Ao todo, são 15 equipamentos para as escolas municipais de Ensino Fundamental.

Tia Chiquinha – 6 lousas

Dráusio Celestino Cunha – 4 lousas

Frei André Malinski – 4 lousas

Creche Estephania Sjabelski – 1 lousa

Segundo a Secretária, a iniciativa em investir em novas tecnologias para as escolas proporciona didáticas diferenciadas de melhoria contínua do ensino. “As novas tecnologias fazem parte da vida de toda essa geração de estudantes, bem como do nosso futuro. Nesse aspecto, a Educação também precisa caminhar junto a essas mudanças e avançar apostando em práticas pedagógicas modernas”, disse Wania.

As lousas digitais são interativas e não precisam acoplar nada, pois já têm um computador interno e o painel de controle central gere todos os equipamentos. A lousa é sensível ao toque do dedo, possui câmera de documentos, projetor widescreen, sistema de áudio integrado e suporte a microfone sem fio.

A ferramenta enriquece a didática, pois dentro da sala de aula, o professor consegue trazer a informação de várias maneiras, utilizando imagens, músicas, vídeos, trabalhar com arquivos feitos em vários softwares. Isso abre uma gama enorme de possibilidades, fazendo a diferença.

Tecnologia Educacional na sala de aula

Despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos apresentados em sala de aula é um desafio que vem mobilizando gestores e educadores no dia a dia escolar. Como vivemos em meio a inúmeras possibilidades de conexão oferecidas pela Era Digital, a busca por novas formas de ensinar e aprender passa, necessariamente, pelo uso de novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, como é o caso da Lousa Interativa.

Benefícios que a lousa oferece aos professores e alunos.

Lousa Interativa é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, ela oferece uma série de benefícios tanto para os professores como para os alunos, que ficam mais atentos às aulas e curiosos com a sua utilização. O quadro-negro e o giz são enriquecidos pelos diversos recursos da Lousa Interativa. A ferramenta apresenta uma variedade de conteúdos que tornam a aprendizagem ainda mais significativa e contextualizada. Ou seja, com novos recursos, novos caminhos se abrem para o ensinar e, também, para o aprender.

Principais benefícios da Lousa Interativa:

1. Torna o aprendizado mais agradável, seguro e participativo.

2. Facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e manipular conteúdos de diversas formas.

3. É um recurso multimídia versátil que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem.

4. Amplia a motivação e o interesse dos alunos.

5. Aumenta a familiarização dos professores com o uso de novas tecnologias.

6. Possibilita o ensino em tempo real, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento.

7. Permite que o professor faça anotações escritas ou que opere softwares, apresente e edite imagens, mostre vídeos, navegue na Internet, entre outas atividades.

8. Facilita a aprendizagem colaborativa ao estimular o aprendizado e o trabalho em grupo. Isto é, aumenta o diálogo e a cooperação entre professores e alunos.

9. Possibilita a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

10. Potencializa a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos a serem adquiridos em sala de aula.