Secretaria de Educação de Major Vieira lança Plano de Ação pioneiro durante quarentena
Por Gilberto Havrelhuk
A Secretaria Municipal de Educação de Major Vieira lançou um Plano de Ação inédito em Santa Catarina e realizou nesta quarta-feira, 1º, a entrega do conteúdo pedagógico impresso, livros didáticos, livros de leitura e kit básico contendo lápis, folhas de papel tamanho A4, papel cartolina e kraft, balões, cola entre outros, para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Todo o material foi elaborado pelos professores sob a orientação dos Coordenadores Pedagógicos e da Supervisora Escolar, Marilda Rodecz.
Na ação foram utilizados os ônibus escolares para ir até às casas de todos os alunos, sendo que em cada veículo, estavam apenas o motorista e dois ajudantes (professor ou funcionário de cada escola), devidamente orientados, usando máscara, luvas e álcool em gel 70%. Todo material entregue também foi devidamente embalado em kit’s, tomando todos os cuidados no manuseio e higienização. A resposta veio de imediato. Através do whatsapp, os pais começaram a enviar fotos dos alunos executando as tarefas em casa. Muitos aguardavam ansiosamente em frente suas casas a chegada do ônibus para receber os materiais. Após a entrega os pais assinavam um comprovante de recebimento do kit.
As aulas estão suspensas em todo o Estado desde o dia 19 de março e com isso 938 alunos estão em quarentena devido à pandemia do coronavírus.
O intuito da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto (SMECD), é minimizar as perdas de conteúdo e tirar as crianças da ociosidade durante a quarentena, explica a Secretária Interina, Wânia Regina Vercka.
Antes disso, a equipe da SMECD orientou os gestores, coordenadores e professores (as) a realizarem postagens de atividades via internet, ou seja, redes sociais e outros meios de comunicação, a serem desenvolvidas em casa, pelos alunos, com ajuda dos pais.
Esta mobilização não obteve o resultado esperado, tendo em vista que a maioria dos alunos não tem acesso, ou tem acesso muito limitado a internet. “Acreditamos que menos de 5% deles tem computador em casa. Os acessos à internet são basicamente através de celulares, a maioria deles, com pouca capacidade (memória), sinal ruim e planos pré-pagos, que são consumidos rapidamente”, explica Wânia.
Foi aí, que entrou a elaboração do Plano de Ação para atingir 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Muitas crianças do município não possuem em suas casas, livros, revistas ou acesso a programação diferenciada na televisão. Basicamente dispõe de canais abertos, que oferecem uma programação, na grande maioria do tempo, não apropriada à crianças e adolescentes”, detalha Wânia.
O Plano alcnça 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a partir do Maternal 3 e Jardim (Creche), alunos dos Prés 1 e 2, anos iniciais (1° ao 5° ano) e anos finais (6° ao 9° ano).
Foram observadas as orientações recebidas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (UNDIME) e Resolução n°009/2020 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC).
A ação também vai de encontro ao questionamento incansável, dos pais e docentes que estão em busca de alternativas para garantir o direito da criança aos estudos, que demonstram preocupação extrema quanto ao tempo incerto de permanência das crianças em quarentena e da necessidade de cumprir o calendário letivo.
A partir daí, foi decidido que seria elaborada a Resolução Nº 001/2020 do Conselho Municipal de Educação de Major Vieira (CME-MV), que propõe o seguinte:
Plano de ação
I – Todos os professores da Rede Municipal de Ensino elaborarão Planejamento Diário de Atividades EaD (ensino à distância), para 30 dias, adaptando as peculiaridades locais e do momento atual. Inclusas atividades que atendem aos alunos que necessitam de atividades adaptadas e relacionadas as suas especificidades.
II – Os materiais a serem utilizados serão livro didático, atividades impressas e pequeno kit de materiais a serem enviados aos mais carentes.
III – Os planejamentos dos professores serão realizados em casa (Home office), interagindo com os demais professores nas devidas turmas e disciplinas compatíveis por telefone, videoconferência, etc.
IV – As atividades realizadas pelos alunos, durante o período de quarentena, serão computadas como notas, quando do retorno às aulas.
V – As atividades poderão ser consideradas para fins de cumprimento do calendário escolar, visto que atingirão 100% dos alunos da rede municipal de ensino, envolvem todos os professores, estão de acordo com planejamento e deverão ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação.
VI – Ao final dos planejamentos os docentes irão às suas Escolas, distribuídos por escalas (trabalhando em suas salas de aulas, sem aglomeração), devidamente orientados pelos profissionais da saúde e com EPIs, onde separarão os livros e materiais a serem encaminhados aos alunos. Os materiais serão colocados em sacolas individuais, identificadas.
VII – A distribuição das sacolas com os materiais, será realizada pelos ônibus do transporte escolar, em todas as residências do município, com motorista e auxiliar devidamente orientados pelos profissionais de saúde e com EPIs. As entregas serão nos portões das casas, como medida de prevenção, proteção e combate a disseminação do vírus. Inicialmente, somente uma entrega será efetuada, com as atividades para os próximos 30 dias.
VIII – A equipe da SMECD estará na rádio local, que tem ampla cobertura em todo o município, divulgando as ações propostas e a data de entrega dos materiais. A entrega acontecerá no mesmo dia, em todo o município, com logística pré-determinada pela SMECD. A entrega é totalmente viável, pois as linhas já acontecem diariamente, em todo município, até 4 vezes ao dia.
IX – O Plano de Ação da SMECD foi apresentado e APROVADO pelo GRAC-CC (Grupo de Ações Coordenadas Contra o Corona Vírus) de Major Vieira – SC, em 26/03/20. O GRAC – CC é formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria Agricultura, Secretaria de Finanças, Secretaria Assistência Social, CRAS, Vigilância Sanitária, Hospital Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
X – A SMECD enviará Carta de esclarecimento aos Pais, juntamente com os materiais, solicitando auxílio às crianças, cuidados com materiais, arquivamento das atividades a serem recolhidas no retorno às aulas, registro das atividades com datas e fotográfico (quando possível).
XI – Os professores também enviarão cartas à família com orientações e telefone do professor responsável pela turma, o qual estará disponível para eventuais dúvidas dos pais ou alunos.