CMDCA diploma e empossa novas conselheiras tutelares em Major Vieira

Ajudar no desenvolvimento da criança e adolescente é fundamental, principalmente quando os mesmos têm os direitos violados. Desta forma, para assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos, existem os Conselhos Tutelares.

Para dar continuidade a este trabalho, foram empossadas na manhã desta sexta-feira, 10, as novas conselheiras tutelares para atuar no município de Major Vieira. A cerimônia ocorreu na sede da Câmara Municipal de Vereadores.

As Conselheiras Tutelares assumem o mandato para o quadriênio 2020/2024, eleitas no dia 06 de outubro de 2019, na Eleição Nacional Unificada do Conselho Tutelar.

Ao todo foram empossadas cinco Conselheiras Titulares e cinco suplentes.

O objetivo do Conselho Tutelar é dar garantia e defender os direitos da criança e do adolescente. Toda e qualquer, suspeita ou confirmação de violência psicológica, sexual, negligência e maus tratos, devem ser denunciadas diretamente para o conselho tutelar ou pelos serviços do CRAS, escolas ou até mesmo unidades de saúde. As denúncias podem ser realizadas no conselho tutelar, através do número 47 3655 1079.

Estiveram presentes os familiares dos empossados, representantes do setor governamental, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e população em geral.

O Prefeito Municipal Orildo Antônio Severgnini (MDB), parabenizou as Conselheiras eleitas, relatando a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Liliane Maron Guimarães, ressaltou o papel do conselheiro tutelar, e do momento histórico, visto que é o segundo colegiado do Conselho Tutelar eleito pela sociedade como um todo. Em seguida as Conselheiras Tutelares proferiram o juramento, recebendo o diploma, e tomando posse pela Presidente do CMDCA.

As Conselheiras Tutelares Titulares empossadas são as seguintes:

FRANCINY M.H.BOSSE – 213 VOTOS – TITULAR

RUTIANE AP. LISBOA – 149 VOTOS – TITULAR

NEIVA RODRIGUES FLOR – 148 VOTOS – TITULAR

SANDRA WILLE CANFIL – 99 VOTOS – TITULAT

ANDRESSA TERRES – 66 VOTOS – TITULAR

SUPLENTES

DAIANE DE F. MOISÉS – 47 VOTOS – SUPLENTE

LUCIANE MALAKÓVSKI – 41VOTOS – SUPLENTE

EDINA NIEPIÇUE – 36 VOTOS – SUPLENTE

CAETANO COUTO – 36 VOTOS – SUPLENTE

ALINE TADRA – 11 VOTOS – SUPLENTE

(VANESSA SMENTKOVSKI – 91 VOTOS – ELEITA – DESISTENTE DO CARGO)

Como atua o Conselho Tutelar?

Os conselheiros tutelares agem em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade. O processo de escolha dos conselheiros e suplentes abrange três fases: prova escrita, capacitação e eleição por voto facultativo.

Os eleitos serão nomeados por ato do prefeito Orildo Antonio Severgnini (MDB), para o exercício do mandato de quatro anos. As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.