Corpo de Bombeiros de Major Vieira realiza formatura de 32 Bombeiros Mirins

A noite desta terça-feira, 19, foi marcada por momentos inesquecíveis de muita alegria e emoção durante a solenidade de formatura de 32 alunos da 1ª turma do Projeto Bombeiro Mirim de Major Vieira, entrega de viaturas e entrega de ordem de serviço para reforma e adequação da estrutura do quartel. O evento, que se iniciou às 18h30, foi realizado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar do município.

Os alunos formados estudam nas Escolas Frei André Malinski do Rio Novo e Escola de Educação Básica Drausio Celestino Cunha do Rio Claro da rede municipal de ensino do município.

O Projeto Bombeiro Mirim é um programa de apoio pedagógico que oferece às escolas uma complementação educacional com ênfase em ações preventivas, preservação do meio ambiente e respeito à Vida. Ele é destinado às crianças com idade entre 10 e 13 anos, com o objetivo de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e a valorização da cidadania e da autoestima de cada criança participante.

Os formandos concluíram uma verdadeira jornada de conhecimento e experiência, que levarão para o resto de suas vidas e que adquiriram durante o curso.

O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, e o Corpo de Bombeiros Militar de Major Vieira.

As aulas abordaram as seguintes atividades durante a execução do projeto: ordem unida, percepção de risco, prevenção de incêndio, noções de cidadania, civismo e direitos humanos, prevenção de acidentes, prevenção de afogamentos, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, higiene e higiêne bucal e segurança no trânsito.

No evento foram realizadas as entregas de três viaturas: um caminhão volvo totalmente equipado, uma van e um Ford Fiesta, além da assinatura da ordem de serviço para reforma e adequação do quartel.

Na ocasião também houve homenagens aos bombeiros promovidos e entrega de lembranças.

Durante o pronunciamento, o Sargento e comandante do 2º grupo de bombeiros militares de Major Vieira Edson Antocheski, destacou que o Projeto busca construir, resgatar, preparar e ajudar as famílias a colocarem essas crianças no caminho próspero, ético e moral, buscando torná-las cidadãos responsáveis e que irão somar com a sociedade.

Ao se referir à reforma e adequação do quartel ele agradeceu a parceria do poder executivo municipal. “Prefeito, o senhor é um homem de palavra, o senhor prometeu e hoje estamos vendo a reforma acontecer a passos largos”, disse Antocheski.

“Quero também agradecer ao Secretário da Educação Laercio Sobczack e a Supervisora Escolar Marilda Rodecz. A atitude de vocês dois foi fundamental para a realização e o sucesso do curso dos bombeiros mirins”, concluiu.

O prefeito de Major Vieira Orildo Antonio Severgnini (MDB), frisou que sua administração vem sendo parceira de inúmeras ações sociais e citou como exemplo o Projeto do Bombeiro Mirim e a reforma e ampliação das instalações do quartel dos Bombeiros de Major Vieira. Na oportunidade, ressaltou a importância do curso para as crianças que se formaram, cujo aprendizado será levado para toda a vida.

“Esta é uma roça bem plantada e bem colhida, desde o ano de 1992, quando fui prefeito desta cidade, pela primeira vez, eu já buscava por uma estrutura para abrigar o corpo de bombeiros. Há três anos é uma realidade. Temos o corpo de bombeiros em nosso município. Agora estamos adaptando o nosso antigo terminal rodoviário para que ofereça melhores condições de trabalho a toda equipe. A prefeitura é parceira no que for necessário”, finalizou Severgnini.

A noite contou ainda com a participaçãoe da Banda Novos Talentos.

Ao final do evento, houve o tradicional batismo com banho dos formandos e promovidos.