Prefeitura de Major Vieira pede a colaboração da população para não jogar lixo nas ruas, praças calçadas e áreas públicas.

Praça em frente à prefeitura amanheceu com lixo oriundo do consumo de bebidas e alimentos.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

A Prefeitura Municipal de Major Vieira pede encarecidamente a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa, não jogando lixo em ruas, calçadas, praças, terrenos e vias públicas.

A administração emitiu o comunicado pedindo a colaboração das pessoas, devido ao lixo encontrado na manhã desta segunda-feira, 15, no chão da praça Júlio Costa, em frente à prefeitura. Havia bastante lixo como, garrafas e latinhas de bebidas, papéis e plásticos, oriundos do consumo de alimentos.

O poder público ressalta também que de acordo com a lei nº 2.324/2016 é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias, praças públicas e demais espaços cujo uso seja aberto ao público, localizados no perímetro urbano do município.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores.

A Secretaria de Obras orienta também, aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que o caminhão coletor possa fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas ocasionando o entupimento de bueiros.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias da coleta em sua rua, informe-se na prefeitura municipal ligando no telefone 47 3655 1111.