Marcada a data da Audiência Pública sobre a Universidade Federal no Planalto Norte

O Planalto Norte terá uma Universidade Federal, extensão do campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), instituição de ensino superior pública e popular cujas graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado.

Para discutir viabilidade nos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, (Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas) será realizada uma Audiência Pública em Três Barras, no dia 28 de abril, às 19 horas, a qual abre discussão também sobre cursos oferecidos, entre outros assuntos.

Devem participar sociedade civil e pública, empresários, reitoria, além da classe política. A vinda da Universidade é resultado da busca conjunta dos prefeitos da AMPLANORTE em Brasília no mês de março. Como parte da Agenda Federativa, os prefeitos foram até o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior – SESU buscar políticas públicas para a educação. Conversaram também com a Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais e com o deputado Pedro Uczai, o qual está viabilizando esta audiência, juntamente com a AMPLANORTE, através da Comissão de Educação da Câmara.

O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp enfatiza que a união entre os municípios através dos prefeitos está fazendo a diferença nos pleitos e a Universidade vem suprir uma carência na região, que está perdendo os jovens para as grandes cidades. Agora, segundo o presidente, estes jovens terão a oportunidade de permanecer na região, com educação e qualificação gratuita, o que deve gerar mais mão de obra capacitada e, através disso, o desenvolvimento regional.