Prefeitura faz reforma administrativa visando economia e organização

Ocorreu na manhã da última quarta-feira, 01, a primeira reunião sobre a reforma administrativa da prefeitura Municipal de Major Vieira.

A administração municipal, contratou uma empresa especializada para elaborar o projeto que tem um prazo de noventa dias para ser concluído.

A Sra. Otacília Matulaitis Wingeter e o contador, Evaldo Rodrigues dos Santos que estão à frente dos trabalhos, convocaram a primeira reunião com a comissão indicada pelo prefeito municipal, Orildo Antonio Severgnini.

Participaram da reunião, Aline Krisan, coordenadora do CRAS de Major Vieira; Laercio Sobczack, Secretario da Educação; Cláudio Novak, funcionário público; Cinthya Floriano, enfermeira; Maria Izabel Richter, Secretaria de Administração e Anderson do Rosário, advogado da prefeitura municipal.

A Reforma Administrativa tem como objetivo reorganizar a estrutura administrativa de forma otimizar a prestação de serviços e melhorar o ambiente organizacional.

Pretende fazer com que a Administração ofereça serviços de melhor qualidade, focados no cidadão e, ao mesmo tempo, proporcione transparência de forma a responder aos anseios da sociedade.

A Reforma Administrativa tem impactos positivos em situações comuns encontradas nas administrações municipais, como por exemplo:

– defasagem remuneratória de cargos, empregos e funções;

– escassez de servidores em determinadas repartições e serviços, contrapondo-se a disponibilidade de mão de obra em outras áreas;

– ausência de disposição legal estabelecendo competências e atribuições dos diferentes cargos, empregos e funções do quadro entre outros;

Entre os diversos benefícios deste sistema estão:

– ampliar o controle da administração sobre os gastos com pessoal civil;

– permitir que a administração pública municipal se torne mais eficiente na aplicação dos recursos disponíveis, organizando seus processos de forma a coibir desperdício e racionalizar o gasto público;

– implementar rotinas informatizadas para o controle da evolução das pessoas com por órgão da administração, possibilitando avaliar o gasto por repartição, por cargo, emprego ou função e por tipo de evento remuneratório, além de efetuar projeções para o futuro.

– realizar uma política de valorização do servidor e a abertura do concurso para a renovação dos quadros da administração municipal;

– elaborar projeto de lei para implantação de proposta de reforma administrativa.