Professores da Rede Municipal de Ensino de Major Vieira participam da Jornada Pedagógica

De 06 a 09 de fevereiro os professores do Ensino Fundamental, e a equipe pedagógica participaram da Jornada Pedagógica Planalto Norte. Os municípios de Major Vieira ,Canoinhas, Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Três Barras, participaram da formação na cidade de Canoinhas, foram reunidos em torno de 610 profissionais da educação. Os profissionais dos demais municípios associados a AMPLANORTE, participaram da formação no município de Mafra.

A Jornada pedagógica surgiu da necessidade dos municípios oportunizarem aos seus professores, principalmente aqueles das séries finais do ensino fundamental,formação continuada, uma vez que a maioria dos municípios são pequenos, e o número de professores por disciplina é mínimo, o que dificulta organizar uma formação nos municípios para dois ou no máximo três professores por área, sendo que reunindo todos, viabilizaria o trabalho.

Então, numa união de esforços entre Prefeitura/Secretarias de Educação, Amplanorte, tendo como Instituição Formadora a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, foi possível a implementação  deste projeto através da Formação Escola da Terra, caracterizada por promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas, formação esta, já iniciada em 2016 com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo ampliada este ano para os professores dos Anos Iniciais.

A UFSC através de seus formadores, promoveu nestes dias, palestras especificas relacionadas a Escola da Terra. Dentre os palestrantes, a professora Dra. Nely Suzana Quadros, discorreu sobre o Ensino a partir do Contexto, e o professor Dr. Juarez da Silva Thiesen falou sobre Currículo, Projeto PolíticoPedagógico e Conhecimentos Escolares. Foram organizadas oficinas pedagógicas por componente curricular, tais como: linguagens, matemática, artes, educação física, história, geografia, música, letramento e gestão onde os profissionais da educação puderam se inscrever, e acompanhar as áreas específicas de sua atuação. Além da palestra Educação Nutricional e Relatos de Experiências e apresentações de ações do PIBID: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Neste primeiro semestre de 2017, os professores realizarão atividades a distância, articuladas com sua pratica de sala de aula. Essas atividades consistem num trabalho de campo, chamado de Inventário da Realidade dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida onde será realizado um levantamento e registro organizado de aspectos materiais e imateriais  sobre o que existe no entorno das escolas, e também em seu interior.Buscar conhecer o lugar onde se vive, suas relações sociais e ecológicas, com as questões da realidade mais ampla, integrando assim uma concepção de educação e de escola. Todas estas atividades serão acompanhadas por tutores selecionados nos municípios.

O Inventário e os conhecimentos apreendidos durante a formação, darão subsídios para o desenvolvimento de práticas educativas e da discussão sobre as Propostas Político Pedagógicas das escolas, tendo base orientadora a Educação do Campo. Busca-se com isso, construir uma escola como um lugar de formação humana e um centro cultural de referência para a comunidade.