Gestores e técnicos da região participam de curso do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde

Técnicos dos municípios e gestores de saúde de toda região participaram nesta quarta-feira, 1°, em Mafra do curso sobre Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). O evento foi realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina (Cosems/SC), com o objetivo de apoiar, fortalecer, instruir e qualificar os gestores, técnicos, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais colaboradores de outras áreas da gestão pública.

O evento aconteceu durante toda manhã e tarde na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e viabilizou aos participantes conhecimento suficiente para preenchimento do Siops conforme determina a lei complementar 141/2012.

“Aprendemos muito sobre o sistema, tendo mais subsídios que poderão melhorar a alimentação e transmissão do sistema pelos municípios catarinenses e atender as adequações previstas na nova contabilidade pública brasileira na legislação vigente”, destacou o gerente de Saúde de Canoinhas, Antônio Gilberto de Carvalho, que participou do curso junto com a enfermeira Sandra Nascimento.

Quem ministrou o curso foi César Augusto Franz, graduado em Direito com especializações em Bioética, Direito Sanitário e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atua como advogado e também como professor, e foi servidor da secretaria estadual da Saúde no Rio Grande do Sul, de 2000 a 2004 e consultor do Ministério da Saúde, de 2004 a 20011.