Major Vieira comemora 56 anos

O município de Major Vieira completa 56 anos de emancipação político administrativa nesta segunda-feira, 23, a data é comemorada com orgulho por todos os majorvieirenses, um povo ordeiro e trabalhador.

A atual administração municipal, não vai realizar nenhum evento em comemoração ao aniversário do município por questões de economia no caixa da prefeitura.

O Prefeito Municipal, Orildo Antonio Severgnini parabeniza todo o povo majorvieirense, que diariamente com o seu trabalho ajuda á construir todo dia um município, uma cidade cada vez melhor para se viver. Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Temos orgulho de ser majorvieirense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer nossos filhos.

“Não vamos fazer festa, mas temos sim, motivos para comemorar. Major Vieira está em desenvolvimento, está crescendo e vai oferecer emprego para o nosso povo, é o caso da instalação da Mister Paper, que vai mudar a realidade econômica de Major Vieira.

“Estamos lutando dia por dia, para buscar recursos e transformar em melhorias para o nosso povo. Quero parabenizar e desejar a todos que aqui vivem, muita saúde, paz nas famílias e que Major Vieira progrida, esse não é só o meu desejo, mas tenho certeza que é desejo de todos que vivem aqui”, Disse Severgnini.

Major Vieira foi emancipada em 23 de janeiro de 1961 e antes mesmo de servir de cenário para a Guerra do Contestado, em 1912 já existem registros de que pela região de Major Vieira passaram tropeiros que transportavam gado, couro e charque do Rio Grande do Sul para São Paulo e Minas Gerais. Ali eles paravam para descansar por volta de 1880. Dessa forma, foram surgindo na região pequenas comunidades. Depois da Guerra do Contestado, uma leva de imigrantes poloneses chegou às terras em busca de melhores oportunidades. Os colonos encontraram a floresta densa, que não os intimidou. Abrindo picadas nas matas, construíram as primeiras casas ao sul de Canoinhas. Na época, o lugar chamava-se Colônia Vieira e ainda pertencia ao Paraná. Em 1924, quando italianos, alemães e alguns poucos ucranianos já habitavam as terras, a área passou a distrito de Ouro Verde. A criação do município só ocorreu em 23 de janeiro de 1961 e o nome é uma homenagem ao major Tomaz Vieira, primeiro superintendente de Canoinhas.

A cidade tem sua economia voltada para a agricultura mecanizada que facilita a produção dos mini e pequenos agricultores que cultivam fumo, soja, feijão e milho. O extrativismo vegetal da erva-mate e a indústria cerâmica completam o quadro da economia local. OrildoSevergnini é o atual prefeito de Major Vieira.

Data de fundação – 23 de janeiro de 1961.
Principais atividades econômicas – Agricultura.
População – 7.899 habitantes. (IBGE)
Colonização – Alemã, italiana, ucraniana e polonesa.
Localização – Planalto Norte, a 393km da capital Florianópolis.
Área – 543,5km2.
Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média de 19°C.
Altitude – 786m acima do nível do mar.