Mafra já tem serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista que atenderá todo Planalto Norte

O serviço de hemodinâmica do Hospital São Vicente de Paulo garante aos pacientes da região o acesso às técnicas de cateterismo e angiosplastia, que permitem tratar vários tipos de cardiopatias de forma segura e minimamente invasiva. Juntamente com esses procedimentos será instalado o serviço de cirurgia cardíaca. E, para o segundo semestre de 2017, está prevista a inauguração das UTIs coronarianas, que vêm unificar toda a área de cardiologia do hospital.

“Muitas pessoas que precisavam desse tipo de atendimento ganharão muito. Antes os atendimentos que eram feitos somente em Jaraguá do Sul e Joinville, agora poderão ser atendidos em Mafra, num tempo menor de 2 até 3 horas de viagem para população da nossa região, podendo salvar muitas vidas”, destaca o gerente de Saúde, Antônio Gilberto de Carvalho, que participou da inauguração do serviço. Também participaram do ato o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing; deputado estadual Antônio Aguiar; além de diversas autoridades de toda região.

A estrutura para atendimento do serviço de hemodinâmica está alinhada com aquela que é oferecida nos grandes centros urbanos, apresentando uma edificação moderna, com salas integradas, equipamentos de última geração e capacidade para atender de forma completa os pacientes acometidos com doenças coronarianas.

Para implantar o novo serviço foram investidos em edificações, instalações especiais e equipamentos cerca de R$ 2,5 milhões, sendo parte dos recursos provenientes de convênio com o Ministério da Saúde e parte de recursos próprios do hospital e parte de doações da comunidade na conta de luz.

O hospital capacitou funcionários – enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em radiologia – para o trabalho, tendo contratado uma equipe médica específica e com experiência para realizar os atendimentos, tanto eletivos como de urgência e emergência.