Reunião do CDR Canoinhas aprova 19 projetos para municípios da região

Municípios solicitaram recursos para melhorias na infraestrutura, saúde, educação, agricultura, esporte e lazer

O município de Três Barras recebeu na tarde dessa terça-feira (17), na câmara de vereadores, reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Canoinhas para aprovação de projetos para os municípios de Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras.

Antes das apresentações dos projetos, o secretário regional Ricardo Pereira Martin realizou a abertura da reunião, e passando a palavra a bióloga da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, Cristina Brandes Grosskopf, que falou sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, e destacou sobre o que cada prefeito e sua equipe podem fazer para contribuir e evitar que a doença se alastre na região.

Em seguida foram apresentados os projetos de cada município para análise e votação dos conselheiros presentes.

Major Vieira solicitou recursos para dois projetos, num total de R$ 580 mil. Para área da educação, R$ 400 mil para aquisição de dois ônibus escolares e na área de esporte e lazer, R$ 180 mil para reforma do ginásio de esportes central.

Canoinhas apresentou três projetos, solicitando um total de mais de R$ 1,292 milhão na áreas de infraestrutura e educação especial. O primeiro projeto apresentado solicitou o recurso de R$ 93.350,00 para aumento no valor do projeto de reforma e urbanização da Praça Miguel Procopiak. Outro projeto solicitou o valor de R$ 199.726,02 para aquisição de um elevador para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). E mais R$ 1 milhão foram solicitados para revitalização e cobertura do canal de concreto armado (Arroio Manjolo), localizado na Rua José Boiteux, no centro do município.

Irineópolis apresentou dois projetos, totalizando R$ 500 mil. Na área da saúde foram solicitados R$ 200 mil destinados ao custeio e manutenção da secretaria municipal de Saúde; e mais R$ 300 mil para área de infraestrutura, destinados a aquisição de tubos de concreto para obras de drenagem de águas pluviais nas áreas urbanas e rurais.

Três Barras apresentou nove projetos para área de infraestrutura, totalizando R$ 1,150 milhão. Os recursos serão aplicados na compra de tubos, meio fios, pedra rachão, bica corrida, blocos de cimento, óleo diesel entre outros itens (no total, R$ 600 mil). Com os materiais adquiridos, a prefeitura irá pavimentar também vias públicas de bairros da cidade, entre elas as Ruas Rita de Cássia Dobrochisnki (R$ 50 mil); pavimentação da Rua Victorino Ferreira, conjunto habitacional Waldemar Haack, no Bairro Vila Nova (R$ 100 mil); pavimentação das Ruas Jorge Pires e João Batista Bonfanti, no Bairro Diva Costa (R$ 150 mil); pavimentação da Rua Otávio Pazda, no distrito de São Cristóvão (R$ 100 mil); e Ruas Olívio Pires e Augusto Ferreira, também no Distrito de São Cristóvão (R$ 150 mil).

Porto União apresentou três projetos, num total de R$ 270 mil. R$ 160 mil na área de infraestrutura, para aquisição de óleo diesel, pedra brita, tubulações e ferragens, que serão utilizados para atenuar os prejuízos causados pelas chuvas torrenciais que assolaram o município nos últimos dias. Outros R$ 100 mil foram solicitados para aquisição de medicamentos para farmácia do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O terceiro projeto solicitou R$ 10 mil para possibilitar a realização do Encontro Regional de Agroecologia, a ser realizado no município.

Todos os projetos totalizaram um valor de R$ 3.792 milhões para os municípios da região, e foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros.