Projeto de inclusão digital e cidadania forma primeira turma na Escola Dráusio Celestino Cunha

Escola de Major Vieira está entre as nove instituições de ensino de Santa Catarina que receberam iniciativa, resultado de parceria entre Philip Morris Brasil e o Comitê Para Democratização da Informática (CDI)

O projeto de inclusão digital e cidadania da Escola de Educação Básica Drausio Celestino Cunha, no município de Major Vieira, formou sua primeira turma nesta sexta-feira, 09, e dá início a um novo semestre letivo, com a chegada de novos alunos. A escola é uma das nove instituições públicas de ensino no Estado de Santa Catarina que receberam o projeto, resultado de uma parceria entre a Philip Morris Brasil (PMB) e o Comitê para Democratização da Informática (CDI).

A iniciativa tem o objetivo de promover alternativas de cultura e esporte nas escolas, de forma que os alunos possam permanecer mais tempo nas dependências destas instituições, a maior parte das quais localizadas no meio rural. A capacitação de jovens filhos de agricultores vai permitir o uso mais intenso da computação como apoio às atividades de ensino e aprendizagem.

O CDI, que possui grande experiência com projetos de inclusão digital, foi responsável pelo preparo dos laboratórios de informática, pela instalação de novos equipamentos e pela capacitação de instrutores e professores das escolas, que desenvolvem com os alunos atividades que aliam o ensino da informática à realidade das comunidades em que vivem.

“Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados deste projeto em Santa Catarina. A capacitação e estímulo da cidadania por meio desta iniciativa é uma forma de darmos nossa contribuição ao desenvolvimento e reiteramos nosso compromisso com essas regiões”, afirma Gerson Assmann, diretor de Tabaco da Philip Morris Brasil.

"São momentos como esse que vemos jovens munidos de conhecimentos e de instrumentos que serão úteis para toda a vida. Temos absoluta certeza de que esses jovens saberão exercer seus diretos e deveres de cidadão e serão exemplo para a construção de uma sociedade mais consciente", declara Heitor Blum S.Thiago, presidente executivo do CDI-SC.

Os projetos nas escolas públicas do Estado estendem a experiência bem-sucedida da parceria entre a Philip Morris Brasil e o CDI em instituições de ensino do Rio Grande do Sul, onde iniciativas semelhantes funcionam desde 2011. Em Santa Catarina, além de Major Vieira, também receberam o projeto no início do anoos municípios de Grão Pará, Bela Vista do Toldo, Nova Itaberaba, Maravilha, Saltinho, Turvo, Vidal Ramos e Vitor Meireles, totalizando mais de 400 jovens beneficiados.

Pioneiro na área de inclusão digital, o CDI é uma ONG, com sede no Brasil, e a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em 18 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza, estimular o empreendedorismo e a cidadania e já impactou mais de 1,54 milhão de vidas nos 12 países onde estão situadas suas 780 escolas, os CDIs Comunidade.