SME – VISITA DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE HIGIENE DAS COZINHAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MAJOR VIEIRA

Nos dias 14 e 21 de junho de 2010 no período da tarde, aconteceram as visitas nas escolas municipais de Major Vieira: E.B. Dráusio Celestino Cunha, E.E.F., Frei André Malinski e E.P.M. Tia Chiquinha com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias das cozinhas das escolas.
As visitas foram realizadas pela nutricionista Juliana Herbst Nagano e pelos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Major Vieira que se baseiam nas leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004.

Nesta visita são avaliados os itens de Higiene Pessoal das Cozinheiras, Higiene do Ambiente da Cozinha, Higiene dos Equipamentos, Higiene dos Utensílios, Higiene dos Alimentos, Higiene do depósito dos Alimentos e a questão da Preparação e Aceitação da Alimentação Escolar em cada escola.
Após a avaliação dos dados a escola que obteve menos pontos negativos encontrados foi a E.P.M. Tia Chiquinha, com apenas um item negativo.

Foram comparados também os resultados desta visita com os da primeira visita realizada no ano de 2006 e o quanto estes itens foram melhorados no decorrer destes anos em todas as escolas.
As condições higiênico-sanitárias são itens de grande importância para a qualidade da Alimentação Escolar servida aos alunos das escolas públicas municipais.
Parabéns às cozinheiras da E.P.M. Tia Chiquinha !!!

Juliana Herbst Nagano
Nutricionista CRN 10 SC/ 1205