SME – CONSELHO DE CLASSE

A Secretaria Municipal de Educação realizou juntamente com as escolas municipais o Conselho de Classe do Primeiro Bimestre Ano Letivo/2010.

Considerando a implantação da Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental de 9 anos, o Conselho de Classe foi realizado nos dias 5 e 6 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, reunindo todas as escolas em cronograma determinado.

O Conselho de Classe é uma reunião onde diretores, professores,coordenadores e equipe pedagógica da SME  tem a oportunidade de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno.

O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um deles.

A equipe pedagógica deve ter em mente que o processo de avaliar possui, basicamente, três passos:

• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);

• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da aprendizagem);

• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.

Fundamendal é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que importa.Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm seu desenvolvimento avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as práticas educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões  durante o Conselho de Classe.

Dia 14 de maio, de acordo com o Calendário Escolar, todas as Unidades Escolares farão Assembléia de Pais, na qual todos os professores estarão entregando os boletins dos alunos e atendendo os  pais individualmente.

A SME conta atualmente com apoio pedagógico realizado no contra turno escolar, em todas as Unidades Escolares e integrando esse apoio o PRODE – Programa de Desenvolvimento Educacional, que atende as dificuldades de aprendizagem específicas.

Major Vieira, maio/2010.