Grupo Paritário de Trabalho em Brasília desenha um novo futuro para a BR 116 em Santa Catarina

Representantes do GPT – Grupo Paritário de Trabalho, formado por representantes das Associações de Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE, Região Serrana, AMURES e Região do Contestado, AMURC, Autopista Planalto Sul e Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, estiveram em Brasília na última quarta-feira (11) para uma reunião na ANTT.

Aldomir Roskamp, prefeito de Monte Castelo e presidente da AMPLANORTE, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul e presidente da AMURC e César Sass, diretor superintendente da Autopista Planalto Sul foram recebidos pelo diretor Jorge Bastos e a superintendente Viviane Esse. Também estiveram presentes os deputados federais Esperidião Amin e Carmen Zanotto, além da comitiva de gestores: Roberto Agenor Scholze, prefeito de Mafra; Luiz Alberto Rincoski Faria, Canoinhas; Anizio de Souza e Aloisio Salvatti, Porto União; Dário Schicovski, Papanduva e Eloi José Quege, Três Barras e o Secretário Executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa.

O assunto em pauta foi centralizado em duas grandes propostas, a duplicação da BR 116 (trecho catarinense) e as obras estruturais e emergenciais levantadas pelas Prefeituras da região do Planalto Norte, em conjunto com o GPT, que inclui também AMURES E AMURC.

Com relação às obras emergenciais, foi solicitada autorização pela ANTT para desenvolvimento dos projetos executivos e orçamento. Paralelamente a esta solicitação, foi sugerido o projeto de um traçado preliminar da duplicação, juntamente com os municípios, consequentemente as obras emergenciais já devem estar adequadas a esta nova situação.

Ainda em Brasília, o GPT recebeu a informação do diretor da ANTT, Jorge Bastos, de que a SUINF – Superintendência de Exploração de Infraestrutura Rodoviária deve fazer a autorização para a contratação dos projetos das obras emergenciais.

O destaque da reunião com a ANTT foi o alinhamento com o Fórum Parlamentar Catarinense, presidido pelo deputado Espiridião Amin, que defende a infraestrutura logística como prioridade para o Estado e também adotou a ideia da duplicação da BR propondo uma Audiência Pública em Lages no dia 12 de dezembro deste ano, oportunidade em que a campanha da duplicação será apresentada.

 

Luta

Durante os dois últimos anos, as  Associações de Municípios  têm mantido forte  articulação que, através de  mobilização regional, organização de audiências, produção de  documentos reivindicatórios e  por  fim,  construção do    GPT (Grupo de  Trabalho)  tem promovido bons resultados  relacionados  à participação da  sociedade que requer  segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico no entorno da  BR 116.