Major Vieira inova na pandemia e lança o projeto “CRAS na sua casa”

Como as atividades presenciais foram suspensas devido a Pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Major Vieira resolveu inovar e desenvolver atividades para as famílias que participavam dos grupos realizarem em casa. Nos dias 1º, 02, 03 e 06 de julho, as equipes técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizaram a primeira entrega de atividades.  

A ação se destaca como uma das pioneiras no Estado Catarinense e já recebeu elogios de vários outros municípios que devem ir na mesma direção, ou seja, Major Vieira mais uma vez está sendo exemplo para Santa Catarina. Inclusive a Confederação Nacional de Municípios – CNM, convidou as representantes da Secretaria de Assistência Social, Aline Krisan e Maria Izabel Richter para um bate papo exclusivo na próxima sexta-feira, 10, através da rede social YouTube, onde será divulgada a ação aos demais municípios; e na sexta-feira, 17de julho, já está agendado um Debate a Nível Estadual, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, onde serão apresentadas as práticas exitosas quanto ao reordenamento dos serviços da Assistência Social em tempos de pandemia, no qual Major Vieira também apresentará suas ações.

De acordo com Aline, aproximadamente cento e cinquenta famílias participam dos Grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, as quais receberam as atividades em suas casas. “As tarefas são de simples execução e estimulam o fortalecimento dos vínculos familiares. A proposta é fazer com que as famílias reconheçam os seus potenciais, além de proporcionar a reflexão quanto a questões que possam ser melhoradas tanto no contexto familiar como comunitário, promovendo assim, o diálogo através do brincar”, destacou a psicóloga do Cras Alessandra Vieira.

“O projeto segue um cronograma diário de atividades a serem feitas em família ou individualmente, cada Kit foi planejado de acordo com a realidade de cada família, considerando a composição familiar, bem como possíveis limitações através de materiais adaptados”,explica a coordenadora do Cras, Aline Krisan.