Major Vieira realiza 1ª conferência sobre segurança alimentar e nutricional.
Major Vieira avançou em mais um passo para ingressar no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Profissionais de diversos setores governamentais e da sociedade civil participaram da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, uma das etapas para a adesão. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Administração e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), aconteceu nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Centro Comunitário.
A conferência é um espaço de debate das políticas que envolvem a questão da segurança alimentar e nutricional, de como o município irá desenvolver as políticas públicas e como a sociedade pode participar. Segundo a secretária Municipal de Assistência Social Mariz Isabel Richter, a conferência visa discutir o direito à alimentação adequada, livre de propriedades nocivas à saúde e que todos tenham acesso ao alimento.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Major Vieira, Jucelino Wojciechowski, abriu a Conferência destacando a importância dos alimentos de qualidade na vida da população. “É com grande satisfação que hoje estamos aqui reunidos para realizar a 1ª conferência municipal de segurança alimentar e nutricional, hoje damos o primeiro passo para efetivação da politica de segurança alimentar em Major Vieira. É direito de todos o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Precisamos nos unir para garantir esse direito.
Precisamos fortalecer a agricultura familiar e combater o uso de agrotóxicos
Precisamos incentivar o cultivo e o uso de sementes crioulas e nativas.
Precisamos garantir comida de verdade.
E, que desta união entre agricultores, trabalhadores, associações, prefeitura e consumidores, sejam elaboradas hoje, muitas propostas que venham ao encontro das necessidades do nosso município”, Disse Wojciechowski.
Houve palestra com o tema “Vozes, Direitos e Fome”, ministrada pela Assistente Social de Canoinhas, Jéssica de Jesus Vieira e pela Engenheira Agrônoma também de Canoinhas, Claudia Sdrzeviesk.
No encontro houve a leitura de propostas, que foram divididas em quatro eixos:
1º Vozes, direitos e Fome: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
2º Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.
3º Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
4º Avaliação entre as propostas da 5ª CESAN e o PESAN: avanços, desafios e prioridades.
Representantes eleitos.
Delegados governamentais: Alexsandra de Castro, Patricia Lucachinski, Cinézio Lepchack e Ana Keila Moreira.
Sociedade civil: Vilmar Marques dos Santos;
Maria de Fatima Muck Oliveira;
Calinda Rosa Leite Cavalheiro;
Dirce Maria Demetrio Schaphauser;
Josnei dos Santos;
Amilton José dos Santos;
Rosy Terezinha Kachimareck e
Francisco Juraszeki.
As pessoas eleitas vão representar o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada nos dias 29 e 30 de outubro deste ano em local ainda não definido.
No final do evento foi servido café da tarde a todos os presentes.