Major Vieira realiza programação para destacar o dia de conscientização sobre o autismo.

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Major Vieira teve uma programação especial. As crianças da rede municipal de ensino participaram de pedágio, caminhada e encenação de peça teatral para conscientizar a comunidade sobre o autismo, transtorno que atinge quase dois milhões de brasileiros.

Os profissionais da Rede de Atendimento, alunos e professores vestiram a cor azul que simboliza o dia e decoraram as escolas com balões azuis. A cor é usada porque nas pesquisas realizadas, descobriu-se que a grande maioria de crianças, adolescentes e adultos, que tem autismo são do sexo masculino.

Ainda durante esta semana, nas escolas municipais, haverá contação de história adaptada do livro “Pedro Abraço”, “O menino autista”.

Ontem, 1 º de abril, foi realizado pedágio informativo pela Escola Municipal Tia Chiquinha, com distribuição de um pequeno panfleto que traz informações sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre elas, a hipersensibilidade auditiva, a realização de movimentos e sons peculiares e a dificuldade no contato social que as crianças com esse diagnóstico podem apresentar.

Na manhã de hoje, 02, houve homenagem cívica com apresentação sobre o autismo e “roda de conversa”, no auditório da Escola de Educação Básica Luiz Davet com a participação de pais, e familiares de alunos autistas, profissionais da Rede de Atendimento e das Redes Municipal e Estadual de Ensino, Escola Especial (APAE), e convidados.

Também na manhã de hoje a professora Karin Leffei foi entrevistada na Rádio Planalto FM – 95,5 – onde falou durante meia hora sobre o dia da conscientização do autismo. (Ouça a entrevista abaixo na galeria de áudios)

À tarde teve caminhada com balões e cartazes com parada em frente ao palco da prefeitura municipal, para uma apresentação de peça teatral.

O Secretário da Educação Laercio Sobczak disse que a finalidade do evento é conscientizar e informar o público sobre o que é o transtorno e como lidar com ele. “O objetivo do evento é a valorização do trabalho dos estudantes, trabalhar o respeito à diversidade, e marcar o Dia da Conscientização do Autismo, dia 2 de abril. Fizemos toda uma programação sobre esta data”, explica Sobczak.