SEMINÁRIO FINAL PNAIC – MAJOR VIEIRA

POR MARILDA RODECZ

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/ 2015

Dia 27 de novembro aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Luiz Davet, o Seminário Final do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a participação do Prefeito Municipal Sr. Orildo Antônio Severgnini, Diretores de Unidade Escolar, Coordenadores pedagógicos, Professores de Educação Inclusiva, Professores de 1º ao 5º ano, Representantes dos Pais de alunos, Equipe da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de participarem das socializações das práticas interdisciplinares realizadas nas salas de alfabetização da Rede Municipal e da palestra Interdisciplinaridade x Transversalidade com  Prof. Wagner Allan CagliumiAssessor e Consultor em Educação Inclusiva,Diretor da Faculdade Paranaense e Faculdade Curitibana – Curitiba, Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de La Planta – Argentina, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie de São Paulo

O PNAIC constitui um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, ou seja, aqueles que trabalham com alunos de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental.

O Pacto é um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3° ano. Nesse sentido o professor alfabetizador é um dos grandes agentes para atingirmos a meta.

O programa de formação continuada acontece no município de Major Vieira, desde 2013, tendo como Orientadora de Estudos do PNAIC a professora Marilda Rodecz. No ano de 2013 a ênfase foi Língua Portuguesa – Alfabetizar na Perspectiva do Letramento, em 2014 Linguagem com ênfase em Matemática e a partir de agosto de 2015, Interdisciplinaridade. Neste último ano participaram da formação continuada, 16 professores alfabetizadores.

Os professores das Escolas Frei André Malinski, Dráusio Celestino Cunha e Tia Chiquinha apresentaram de forma brilhante, as práticas interdisciplinares trabalhadas com seus alunos, demonstrando o quanto estão comprometidos com o trabalho que desenvolvem.

Com as socializações realizadas pelos professores, pode-se observar que é possível articular as diversas áreas do conhecimento no processo de alfabetizar letrando.