Exposição de Artesanatos. PRODE – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

O PRODE atua na Educação Especial, atendendo crianças com deficiências e crianças que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem. O trabalho realizado no PRODE é a longo prazo, isso devido ao respeito individual do tempo de cada aluno para o aprendizado. São realizadas atividades de escrita e leitura. Também atividades lúdicas, esportivas e de artesanato, com o objetivo de despertar nas crianças o interesse, a criatividade, autonomia, auto estima, diminuindo as dificuldades encontradas em sala de aula e auxiliando no desenvolvimento da criança como um todo.

Através do PRODE oportuniza-se as crianças um conhecimento mais amplo, diversificado, no qual através de experimentações, utilizando material concreto, as crianças passam a compreender o mundo em que estão inseridas.

Acima de todos os propósitos, está o intuito de proporcionar às mesmas sua autonomia, seu bem estar. Por isso trabalha-se muito o seu emocional, com atividades visando a motivação, incentivo, respeito, responsabilidade e solidariedade.

Em março, iniciou-se os atendimentos, paralelo a isso as crianças iniciaram seu artesanato. O trabalho do artesanato, tem como principal objetivo motivar a participação das crianças o aprendizado e o conhecimento das crianças no programa, considerando nos vários componentes curriculares e atividades que favorecem o aprendizado e o conhecimento das crianças.

 O artesanato com tapetes, foi realizado nas três unidades escolares do município. A secretaria municipal comprou os tecidos e telas e as crianças juntamente com suas professoras realizaram diversas atividades nos conteúdos de artes (cores), matemática(medidas), língua portuguesa( texto aonde colocarei meu tapete?), história( povos com renda vinda do artesanato) e educação física( coordenação motora fina)  e assim confeccionando seus  tapetes. Além deste, cada escola adquiriu materiais diversos e confeccionou outros artesanatos como (biscuit, enfeites de mesa, parede, porta trecos) também as professoras utilizaram de material reciclável para confeccionar alguns objetos, aproveitando também para trabalhar a preservação do meio ambiente.

SOBRE O PROFESOR VAGNER.

Professor Wagner Allan Cagliumi


Doutorando em Ciencias de la Educación por Universidad Nacional de La Plata – AR; Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). FIsioterapeuta pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1995). Atualmente é diretor da Faculdade Paranaense -Fapar e da Faculdade Curitibana-FAC, ambas associadas à Universidade Paulista-UNIP, além de professor dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. É professor colaborador do Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, Grupo Uninter nos cursos de Neuropsicologia, Educação Especial, Psicopedagogia, Fisioterapia e Psicomotricidade. Professor colaborador da Faculdade Bagozzi nos cursos de pós graduação Latu Sensu em Neurociências, Psicopedagogia e Educação Especial, foi assessor e consultor em Educação Especial e Inclusiva no Município de Major Vieira, em Santa Catarina, desde 2009. Tem experiência na área de Educação e Saúde, foi fisioterapeuta da Fundação de Medicina do ABC por 11 anos, tendo exercido a função de coordenador clínico do serviço de Educação Especial do Município de Santo André. Foi professor da Uni-A em Santo André nos cursos de Enfermagem e Psicologia e professor do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy em Campo Largo – PR.