DEFESA CIVIL MAJOR VIEIRA – NOTA À IMPRENSA

Na madrugada da última terça feira, dia 08 de setembro, por volta da 00:15 uma forte chuva, acompanhada de vendaval atingiu o município de Major Vieira, após este evento, as 03:00 horas da manhã algumas áreas do município ainda foram afetadas por uma chuva de granizo.

            A área central do município ficou sem energia elétrica até as 11h30min do dia 8 enquanto na área rural, algumas residência tiveram o religamento de energia por volta das 15hs. Até o dia de hoje (10/09) temos 97 unidade consumidoras na localidade de Rio Claro sem energia elétrica.

            O Prefeito Municipal decretou situação de emergência no município em virtude do vendaval. Membros da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, e voluntários, percorreram o município, e especialmente a localidade de Rio Claro, a qual foi a mais afetada para averiguar os estragos provocados e fazer o levantamento de danos em residências. Até o momento temos a informação de:

 

            – 15 residências com destelhamento parcial de suas coberturas;

            – uma granja de suínos, aonde caiu parte de sua estrutura;

            – Ginásio Municipal de Esportes da Localidade de Rio Claro, teve parte de sua cobertura arrancada pelo vento;

            – Igreja e Pavilhão da Igreja da localidade de Rio Claro, também teve parte de sua cobertura destelhada;

            – Pavilhão da Igreja da localidade de Toldo de Cima, destelhamento;

            – 20 barracões e estufas destelhadas.

 

            A Defesa Civil do município, já preencheu relatório e encaminhou através do sistema S2ID para Defesa Civil do Estado e Nacional, e juntamente com a Prefeitura Municipal está tomando medidas para auxiliar as famílias atingidas.

            Houve queda de muitas árvores nas estradas principais e vicinais do município, as quais a Secretaria de Obras e Viação Pública, já fez o trabalho de corte desta e deslocamento das mesmas, para desobstruir a passagem.

            Os moradores da Localidade de Rio Claro, são os que mais estão sofrendo, alguns são produtores de leite e perderam seu estoque pela falta de energia elétrica, além de perderem os alimentos perecíveis armazenados em geladeiras ou freezer. A falta de energia faz com que algumas famílias estejam, também sem água, já que fazem uso de poços artesianos ou semi-artesianos para abastecimento de suas residências.

            A Defesa Civil de Major Vieira, bem como a Prefeitura Municipal, está a disposição destas famílias, que foram afetadas de alguma forma pelo vendaval, para auxiliar no que for possível as mesmas.

Paula Sarina – Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil