Levantamento Aerofotogramétrico para municípios da região é lançando pelo Governo do Estado
10 municípios receberam material da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou na tarde desta sexta-feira, 9, em Mafra, o lançamento do Programa de levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina, com a entrega dos dados geoespaciais para os 10 municípios que integram a microrregião do Planalto Norte Catarinense. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AmplaNorte), também parceira do programa.
O secretário da SDS, Paulo Bornhausen em sua apresentação do programa, enfatizou que o Governo do Estado investiu quase R$ 12 milhões para os municípios do Estado. “Com esta ferramenta podemos conhecer cada metro quadrado do território catarinense e está é uma importante ferramenta de trabalho para que o gestor municipal conheça o seu local.
O Secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin destacou em sua fala que um trabalho tão importante assim, enaltece e valoriza a região do Planalto Norte. “Ficamos felizes que o Governo do Estado está investindo e dando possibilidade de nossos municípios se desenvolverem cada vez mais”.
Deputado estadual Antônio Aguiar, que também participou do lançamento lembrou da importância de se fazer um levantamento detalhado das necessidades e riquezas da região. “Está é uma importante ferramenta que agora os prefeitos e suas equipes tem a disposição”, destacou.
Também participaram do lançamento, o secretário regional de Mafra, Wellington Bialécki; prefeitos de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; de Canoinhas, no ato representando também o presidente da AmplaNorte, Beto Faria; de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; de Major Vieira, Israel Kien; de Porto União, Anízio de Souza; de Três Barras, Elói José Quege; de Itaiópolis, Gervásio Uhlmann; de Papanduva, Dário Schicovski; promotor de Mafra, Germano de Freitas; além de autoridades locais
Projeto
O Projeto tem como objetivos implementar a Polícia Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.748/94); atualizar a base de dados geoespaciais do Estado; padronizar a cartografia planimétrica e altimétrica de todo Estado em escala de 1:5.000; e prover segurança jurídica em análises espaciais em âmbito urbano e rural.
O Projeto se trata em obter qualidade e precisão nas informações, conhecendo cada metro quadrado de Santa Catarina, realizando levantamento aerofotogramétrico – fotos aéreas, sistema hidrográfico, altimetria – modelos digitais e ortofotomosaico.
As aplicações do projeto poderão ser aplicadas no plano diretor municipal, cadastro rural e aplicações gerais para os municípios.
Informações adicionais:
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas