BOMBEIROS MINISTRAM AULA DE PRIMEIROS SOCORROS NA E.P.M. TIA CHIQUINHA

BOMBEIROS MINISTRAM AULA DE PRIMEIROS SOCORROS NA E.P.M. TIA CHIQUINHA

Na quarta feira, 27 de março, toda a Equipe de trabalho da Escola Municipal Tia Chiquinha no período vespertino, tiveram um treinamento de primeiros socorros com os Bombeiros Silvio e Marcio, pois, os procedimentos de primeiro socorros devem ser práticas esclarecidas para o ambiente escolar, garantindo a segurança das crianças.

Todos os lugares com grande circulação de crianças são propensos a acidentes. Na escola  não é diferente, e mesmo com cuidados e métodos preventivos a atenção deve ser redobrada. Por isso é importante saber como agir nesses momentos. Neste contexto os Bombeiros passaram  algumas orientações sobre os casos mais comum na escola:

AS QUEDAS envolvendo crianças de 1 até 14 anos de idade são os acidentes mais comuns no ambiente escolar. Se o local estiver sangrando é só pressionar com uma bolsa de gelo e pano limpo devendo ficar  atento a outras fraturas e inchaços e ao comportamento da criança.

DESMAIO , deve se ficar atento aos sintomas: Escurecimento da visão,Suor, abundante,Perda de consciência,Relaxamento muscular,Palidez,Respiração superficial.Os primeiros socorros para casos de desmaio devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado: Afastar a vítima de local que proporcione perigo (escadas, janelas etc.). Manter a cabeça de lado para facilitar a respiração e evitar aspiração de secreções.Afrouxar as roupas. Não deve-se  jogar água fria no rosto, para despertar,não  oferecer álcool ou amoníaco para cheirar não sacudir a vítima.

PEQUENOS FERIMENTOS: Havendo algum tipo de corte superficial, deve-se  lavar  o local do ferimento com bastante água e sabonete, mesmo que arda. Isso é muito importante para não haver infecções. Se o corte for grande, coloque um curativo feito com uma gaze ou algum pano limpo e encamimnhar ao  pronto-socorro.

OBJETOS ESTRANHOS NA GARGANTA  Ficar  calmo e tente manter a criança calma também, se ela ficar nervosa irá piorar a situação. Peça para ela tossir várias vezes para colocar o objeto para fora. Bata nas costas da pessoa com a mão em forma de concha. Se isso não der certo, abrace a pessoa pelas costas colocando os braços em volta da sua cintura e aperte com bastante força para que ela cuspa para fora. Se a pessoa não estiver acordada, deite-a e aperte sua barriga para baixo e para frente, com as duas mãos. Se nada der certo, procure socorro médico o mais rápido possível e no caminho faça respiração boca a boc

SANGRAMENTO NASAL  Deite a cabeça da criança  para a frente, sentada, evitando que o sangue escorra para a garganta e seja engolido. Aperte a narina que está sangrando e passe gelo no local. Depois de alguns minutos, solte o nariz vagarosamente, mas não assoe. Se não parar de sangrar, volte a apertar o nariz e procure socorro médico.

Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido. Eles servem para aliviar a dor e estabilizar o estado da pessoa, mas não servem como tratamento ou cura. Devemos sempre que necessário encaminhar a um hospital.