Educação em Major Vieira: privilegiando o desenvolvimento cidadão.

A Secretaria de Educação do Município de Major Vieira, desde 2009 implantou o Programa de Desenvolvimento Educacional – PRODE, o qual estabelece diretrizes para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, não apenas alunos com deficiências, mas sobretudo àqueles que apresentam dificuldades na aquisição da leitura e escrita.

O PRODE é coordenado pela Pedagoga Marilda Rodecz e composto pelas Professoras Gestoras de Educação Inclusiva Cirlei Ruthes Alves de Lima, Simone Wesolovski, Juçandra K. Muchaloski, Juciane Sobzak e Zélia Kraus que gerenciam os pressupostos da Educação Inclusiva, atendendo aproximadamente 60 alunos e 21 professores na Rede Municipal de Ensino e orientadas pelo Professor Wagner Allan Cagliumi, consultor de Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutorando em Ciências da Educação.

Para que o aluno seja encaminhado para o PRODE, o professor de sala, a partir de observações preenche uma ficha individual desenvolvida pela equipe do Prode, que respeita as características individuais e a biografia de cada aluno.

Essa ficha de observação não é classificatória, e sim para o entendimento das possíveis dificuldades apresentadas.Dando continuidade a avaliação diagnóstico-pedagógica, aplica-se o Teste de Desenvolvimento Educacional – TDE composto por subtestes de escrita, leitura e cálculo que mapeia o nível destas áreas de acordo com a idade e ano escolar.

Após a aplicação do TDE, são avaliadas áreas do desenvolvimento psicomotor, com o objetivo de entender as dificuldades em habilidades que possam prejudicar a aquisição da leitura e escrita do aluno.

Com todos os dados coletados na avaliação, faz-se um estudo do aluno junto a equipe de professores gestores e desenvolve-se um Planejamento Individual de Atenção- PIA, tendo como eixo atividades que privilegiam o desenvolvimento de habilidades e repertórios motor, visual, auditivo, e de linguagem dentre outros, atendendo o aluno na sua integridade.

O PIA é a base para uma linha de ação desenvolvida para sala de aula e nos atendimentos individualizados realizados em horário de contraturno.

No segundo semestre de 2012 a partir de necessidades apresentadas pelos professores regentes e estudos realizados no Prode, iniciou-se um projeto junto aos alunos de 1º e 2º  anos como forma de garantir o desenvolvimento de habilidades neuropsicomotoras, privilegiando atividades lúdicas e corporais em sala de aula, oportunizando o desenvolvimento da criatividade e consciência crítica, como pilares da cidadania e do respeito a diversidade.

Com ações como estas, a Secretaria de Educação de Major Vieira busca a inclusão responsável, privilegiando o aluno em suas diferenças, e pensando em uma escola como um espaço onde o aluno experimenta, descobre, cria, aprende e aprimora suas potencialidades; onde a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia se justaposicionam com a aquisição da leitura e escrita.