Conheça A Escola Especial APAE De Major Vieira

                           Conheça A Escola Especial APAE De Major Vieira

A Escola Especial de Major Vieira foi fundada em 14/02/84. O atendimento aos educandos teve seu início em 16/05/85, tendo como local o Hospital Santo Estanislau, atual Hospital São Lucas cedido pela comunidade.
A Escola Especial Major Vieira tem como objetivo proporcionar aos seus alunos uma educação baseada no princípio de que toda PESSOA tem direito de conquistar seu espaço enquanto cidadão atuante em uma sociedade.
Trabalha com alunos com necessidades educativas especiais deste município, oferecendo serviços tanto na parte pedagógica quanto reabilitatória, propiciando aos seus alunos programas de escolaridade, esporte, lazer, trabalho e saúde; desenvolvidos nas turmas de acordo com suas deficiências e a faixa etária. São atendidos alunos na estimulação, Oficina, SPE, Ocupacional, SAEDE/DM.

Totalizando um numero de 47 alunos.


Os alunos do SAEDE/DM freqüentam a APAE e estão incluídos no Ensino Regular, ou seja é feito um trabalho de inclusão desses alunos nas escolas do nosso município EEB Luiz Davet, Tia Chiquinha, Dráuzio Celestino Cunha.
Também a escola dispõe de profissionais da área técnica para trabalhar com os alunos, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e pedagogos.

Toda a Escola esta empenhada em contribuir de maneira significativa no processo ensino – aprendizagem, através de ações intencionais, objetivando atingir todos os alunos.

O trabalho com os alunos acontece de forma ampla e global, visando desenvolver todas as potencialidades, sejam elas de ordem cognitiva, física, afetiva, de relações sociais e inclusão, visando levar o aluno a um processo de mudança de qualidade de vida.
Ressaltamos que:
Pessoas com deficiência
São aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

È importante:

Não esconder ou camuflar a deficiência

Não aceitar o consolo da falsa idéia de que todo mundo tem deficiência

Mostrar com dignidade a realidade da deficiência

Valorizar as diferenças e necessidades decorrentes da deficiência

Defender a igualdade entre as pessoas com deficiência e as demais em termos de direitos e dignidade, o que exige a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência atendendo as diferenças individuais e necessidades especiais, que não devem ser ignoradas.

Identificar nas diferenças todos os direitos que lhes são pertinentes e a partir daí encontrar medidas especificas para o estado e a sociedade diminuírem ou eliminarem as restrições de participação.

Em Major Vieira a Educação Especial tem uma caminhada de sucesso e grandes realizações, pois hoje contamos com alunos incluídos, e destacamos aqui inclusive um cursando a Universidade. Isso mostra que o trabalho com os deficientes é tão importante quanto com os que não possuem deficiência.O que não podemos é nos omitir e não fazer.
Hoje o trabalho das APAEs vai muito alem dos muros da Instituição, ela precisa se fazer presente nas escolas efetivando a inclusão, e na sociedade garantindo o direito de cidadão com dignidade.

Mas com certeza a historia de sucesso da APAE de Major Vieira é graças a colaboração que recebe da comunidade e do empenho daqueles que abraçam a causa e acreditam que a sua ajuda pode transformar vidas e por isso sentem-se felizes e doar um pouco de si.

 

Setembro de 2010