AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DAS MULHERES DO PROJETO VIDA DE QUALIDADE
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DAS MULHERES DO PROJETO VIDA DE QUALIDADE
Na quarta-feira do dia 26 de maio de 2010 foi realizada a avaliação antropométrica das mulheres participantes do Projeto “Vida de Qualidade da Ginástica Localizada e Circuito Aeróbico” que acontece no Centro Comunitário todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
A avaliação foi realizada pela nutricionista Juliana Herbst Nagano e pelo professor Luciano Terres, onde foi verificado o peso, a altura e as circunferências de cintura, quadril, perna direita e esquerda de todas as mulheres que compareceram neste dia. Foram avaliadas 55 mulheres entre a faixa etária de 11 a 72 anos.
O diagnóstico da avaliação foi feito através das Curvas de Crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2007 para a idade de 11 a 19 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) da OMS, 1997 para as demais idades.
Os resultados encontrados foram os seguintes: 26 mulheres (47%) estão em estado de eutrofia (peso dentro do normal), 17 mulheres (31%) estão em estado de sobrepeso, 8 mulheres (15%) estão em estado de obesidade grau I e 4 mulheres (7%) estão em estado de obesidade grau II.
A avaliação teve por objetivo diagnosticar o estado antropométrico servindo como ponto de partida para próximas avaliações identificando alterações referentes à prática da atividade física.
Todas as mulheres de acordo com o seu diagnóstico foram orientadas a procurar atendimento médico e nutricional na rede municipal de saúde, buscando tratamentos e acompanhamentos para cuidar da saúde e potencializar o efeito da atividade física.