Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense será nesta quarta-feira (5)

Neste evento também será criado o Fórum Regional de Turismo Rural

A Epagri e a  Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE realizam nesta quarta-feira (5), no Centro de Treinamentos da Epagri, em Canoinhas, o Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. O dia será de discussão e planejamento de ações para o desenvolvimento do Turismo Rural junto às propriedades agrícolas familiares da região. Neste evento também será criado o Fórum Regional de Turismo Rural.

Programação

As atividades iniciam às 8h30, com recepção, credenciamento e lanche. Às 9h haverá a abertura oficial com a presença de autoridades. A partir das 9h30 Marcelo Tokarski, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas faz uma breve caracterização da Região do Contestado e diagnóstico do Turismo Rural na região.

Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas segue a programação falando a respeito das implicações da Indicação Geográfica (IG) de Erva-mate no Turismo Rural da região. A IG é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

Às 10h10 Rosângela L. Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte fala sobre possibilidades e oportunidades do Turismo Rural. André Ricardo Poletto, responsável por Capacitação, Turismo e Salvaguardas Sociais do Programa SC Rural, apoiador do evento, explica o incentivo do Programa à atividade turística, às 10h50.

A partir das 11h20 Cristina Maria Pauli, da Pousada Casa Antiga de Campo Alegre conta sua experiência com Turismo Rural e às 11h45 Bruno Pansera Espíndola, do IF-SC / Campus Canoinhas pontua sobre pequenos frutos, atrativo turístico e alternativa diversificadora para a produção agroecológica. Depois de um almoço de confraternização, às 13h30 Eliane Strapasson, do Conselho de Turismo de Mafra apresenta a experiência com Roteiros Turísticos.

Fórum

Serão realizados trabalhos em grupos para o planejamento do Turismo Rural para os próximos anos na região do Planalto Norte Catarinense, a partir das 14h. Às 15h15 os grupos apresentam as propostas para que, na sequência, sejam dados os encaminhamentos da criação do Fórum Regional de Turismo Rural.