Major Vieira celebra o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

No dia 02 de abril comemora-se o dia Mundial da Conscientização do Autismo, neste dia a  Rede Municipal de Atendimento de Major Vieira promove atividades sobre o tema.  O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.  A data visa ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

O que é o Autismo?

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: 1)Inabilidade para interagir socialmente; 2) Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

 

Atividades Em Major Vieira 

 

Os profissionais da Rede de Atendimento, alunos e professores vestirão a cor azul no dia da conscientização e decorarão as escolas com balões azuis. A cor tem sido usada porque nas pesquisas realizadas, descobriu-se que a grande maioria de crianças, adolescentes e adultos que tem autismo, são do sexo masculino.

Nas escolas municipais haverá contação de histórias baseada no livro Pedro Abraço, o menino autista. As contações serão gravadas e posteriormente divulgadas nas redes sociais. Na segunda-feira, 1 º de abril, será realizado pedágio informativo pela Escola Municipal Tia Chiquinha, com distribuição de um pequeno panfleto explicativo. Na terça feira, 02, no período matutino será realizada uma homenagem cívica com apresentação voltada para o tema, e na  parte da tarde, uma caminhada com balões e cartazes com parada em frente ao palco da prefeitura municipal, onde haverá uma apresentação. Também no dia 02, às 7h40, a professora Karin Leffei será entrevista na Rádio Planalto FM – 95,5 – ela falará sobre o tema por 20 minutos. Às 9h no auditório da Escola de Educação Básica Luiz Davet (EEBLD), haverá “Roda de Conversa” com as professoras Karin Leffei e Derli Regina de Lima. O evento será aberto aos profissionais da área, pais, alunos e à polulação em geral.

 

 

 

02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇAO DO AUTISMO

Por karin Leffei da Silva

Dia 2 de abril é dia mundial da conscientização do autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2007.  AUTISMO é um transtorno neurobiológico que afeta principalmente três habilidades do cérebro: a interação social, o comportamento e a comunicação. Alguns autistas não falam, outros falam, porém com dificuldades de se expressar.

    As pessoas autistas se expressam de maneiras diferentes. Esta comunicação em que pode ocorrer uma troca de informações pode ocorrer de formas verbais e não verbais (expressões faciais, posturas, gestos, olhares e linguagem.

    No Autismo, a interação social está prejudicada por vários motivos: problemas  sensórias, atraso de linguagem, dificuldades para usar formas de comunicação  e de perceber sentimentos, gestos e expressões .

Contudo, nossa interação é possível sim: através de muitos estímulos, paciência, dedicação e carinho. É um desafio, pois é difícil saber a hora de intervir numa interação, assim como compreender quais são os comportamentos socialmente desejados, o que envolve muitas tentativas, erros, certos e, por vezes frustações. Mas não me prenda em uma redoma. É justamente este contato com o mundo que me fara evoluir.

     Trabalhar com alunos que vivem dentro do transtorno, não é uma tarefa fácil. Exige muita dedicação, esforço e estudo sobre o assunto para assim ajudar no desenvolvimento social e intelectual do aluno. E é claro muito amor no desempenhar o trabalho que faz. “ No início você pensa não vou dar conta, não consigo, não sou capaz. Mas em pouco tempo esses anjos azuis conquistam nosso coração e nos fazem aprender a viver de uma maneira diferente também. Com eles aprendi a ser mais tolerante e o significado da empatia, que é se colocar no lugar do outro.”

Estima-se que o transtorno afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, dois milhões são brasileiros, em cada oitenta e oito crianças tem autismo. Os meninos são cinco vezes mais afetados que meninas. 

  Autismo não é uma doença. É preciso considerar isso. É uma condição, é um jeito diferente de pensar. É só dar o devido tempo, para que você o conheça e aprenda como se aproximar e conviver com seu jeito único de ser.

Procure informações sobre o autismo, faça parte desse movimento, conheça, respeite.

As pessoas que vivem dentro do transtorno merecem e devem ser respeitadas. Pratique a empatia, aprenda a se colocar no lugar do outro, principalmente das famílias. E se fosse com você? Não tenha preconceito com as diferenças por que ser diferente é normal.