Gerência de Saúde de Canoinhas capacita profissionais das vigilâncias sanitárias municipais da região

Na tarde dessa quinta-feira, 17, profissionais das vigilâncias municipais de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira e Três Barras participaram de capacitação para atualização de conhecimentos referente ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e o Sisagua, que é um instrumento do Programa. A capacitação foi organizada pela Gerência Regional de Saúde de Canoinhas e realizada na sala de informática da Gerência de Educação de Canoinhas.

No primeiro momento da capacitação, a técnica Cibele Teixeira repassou informações aos profissionais sobre a capacitação da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, no que diz respeito as inspeções nas formas de abastecimento de água. “É de suma importância que as vigilâncias municipais realizem este trabalho e estejam capacitados para tal, pois envolve um grande risco sanitário”, destacou a técnica.

Em seguida a farmacêutica Tatiana Bubniak apresentou as mudanças do novo Sisagua, e os participantes tiveram oportunidade de acessar o sistema para realizar um treinamento das informações pertinentes do sistema. A farmacêutica destacou as mudanças nos sistemas. “O Sisagua está mais completo, e mostra um perfil mais fidedigno do município, inclusive com emissão de relatórios que são essenciais para as ações das Vigilâncias Sanitárias”, frisou em sua fala.

“Será realizado no próximo mês um novo encontro em local e data a confirmar, para verificar junto aos municípios os avanços no cadastramento do sistema e para tirar possíveis dúvidas”, finaliza a farmacêutica.

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estebelecido na legislação vigente (Portaria MS nº 2914/2011), como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sisagua é um instrumento do Vigiagua que tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle) e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.