Secretaria da Agricultura beneficia mais de 100 municípios com tratores, retroescavadeiras e implementos‏

Porto União e Major Vieira estão entre os municípios beneficiados

Mais de 100 municípios catarinenses serão beneficiados com a entrega de 32 tratores, três retroescavadeiras e 200 implementos agrícolas nesta terça-feira, 17, em Florianópolis, em dois momentos separados, às 14h, com entrega de 22 tratores e às 18h, com entrega dos implementos e dez tratores, para marcar o ano positivo na agricultura de Santa Catarina. Os implementos, dez tratores e as três retroescavadeiras são da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), representando um investimento de R$ 3 milhões.

De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, os equipamentos serão cedidos às prefeituras e entidades ligadas à agricultura e pesca nos municípios, via termo de cessão de uso, para fomentar a agricultura. ?É fundamental dar esse suporte para os municípios criarem a infraestrutura necessária para melhorar o segmento da agricultura familiar, mas sempre com foco na sustentabilidade?. Entre os implementos agrícolas estão ensiladeiras, carretas agrícolas, distribuidores de calcário e de adubo, balanças bovina, grades niveladoras e aradora, entre outros.

O primeiro momento será às 14h, na sede da Secretaria da Agricultura e da Pesca, com entrega de 22 tratores que foram adquiridos com sobras dos recursos aplicados na compra de 117 tratores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entregues no início do ano nas regiões de Chapecó e São Miguel do Oeste.  A compra dos tratores e distribuidores de adubo líquido foi feita com R$ 10 milhões em recursos do Ministério da Agricultura e com R$ 1,15 milhão de contrapartida do Governo do Estado. ?No total foram 117 equipamentos adquiridos via leilão presencial e com a economia feita sobrou os recursos que foram utilizados para compra destes 22 tratores que serão entregues na terça-feira?, detalha Rodrigues.

O segundo momento, será às 18h, com a entrega de três retroescavadeiras, dez tratores e 200 implementos agrícolas adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado. O secretário João Rodrigues ressalta que a entrega das retroescavadeiras, tratores e implementos agrícolas integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios catarinenses na melhoria da sua agricultura familiar. Rodrigues explica que o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR) é um instrumento de política agrícola estadual que visa prestar atendimento à agricultura através de ações e programas que possam beneficiar as famílias rurais catarinenses. ?Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares de Santa Catarina, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas atividades e gerarem renda de forma sustentável?.

Somente em 2013, a Secretaria da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 51 milhões na aquisição de implementos agrícolas em parcerias com Governo Federal e emendas parlamentares, Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e descentralizações da própria secretaria. Foram contemplados, pela primeira vez na história catarinense, 100% dos municípios com algum tipo de equipamento agrícola. Em três anos do mandato do governador Raimundo Colombo, a Secretaria da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 300 milhões no setor.

Relação de municípios contemplados com implementos agrícolas:

– Lages

– Anita Garibaldi