Grande público prestigia lançamento do Programa Planorte Leite

Com o objetivo de desenvolver sustentavelmente o Planalto Norte de Santa Catarina na pecuária de leite, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 23, no Parque de Exposições Ouro Verde em Canoinhas o Programa Planorte Leite. O evento contou com expressiva presença de comunidade, agricultores, autoridades regionais, estaduais e federais.

O coordenador do Planalto Norte de Pecuária da Epagri, Waldemiro Sudoski fez uma explanação sobre o Programa, explicando que a atividade da pecuária leiteira possibilita encadeamento muito grande entre as diversas etapas que integram a cadeira produtiva de leite, podendo estimular a instalação de novos empreendimentos, rações e medicamentos, indústrias processadoras. “Esse processo beneficiará não somente a produção leiteira, como demais cadeias produtivas regionais”.

O programa lançado foi construído coletivamente por entidades regionais, representando os setores políticos, técnicos e de representação de produtores, visualizando o Planorte Leite, que pode se tornar um maço importante para dinamização da economia regional.

Durante a abertura também foi assinado um Protocolo de Comprometimento pelo secretário regional Ricardo Pereira Martin, representando no ato o governador Raimundo Colombo, e demais autoridades presentes.

O Protocolo contém cláusulas de ajustamento e comprometimento das entidades signatárias para implantação e condução do Programa. As entidades envolvidas são SDR Canoinhas e Mafra; AMPLANORTE; prefeituras da AMPLANORTE; prefeituras de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul; SEAPLAN; Epagri; CIDASC; IFSC Canoinhas; UNC Mafra e Canoinhas; SISCLAF-PLAN; COOPERDOTCHI; ASTRAMATE; SEBRAE; SINTRAF; Sindicatos dos Produtores Rurais; FAESC; SENAR; SC Rural; EMBRAPA e Território da Cidadania Planalto Norte.

 

Em sua fala, o secretário regional Ricardo Pereira Martin destacou a iniciativa dos municípios da região nesse Programa tão importante para o crescimento e desenvolvimento econômico da região. “Representando o governador neste ato, colocamos o Governo a disposição para que esse programa de certo, com total apoio”.

 

Entre as autoridades presentes estavam o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin e de Mafra, Hélio Wendt; prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Fariaos deputados federais Mauro Mariani e Espiridião Amin; deputado estaduais Antônio Aguiar, Darci de Mattos e Eni Voltolini; representantes da Epagri e Cidasc; além de todos os prefeitos da região e representantes dos sindicatos da região.

 

Sobre o evento

Durante todo dia teve palestras sobre o Programa com o engenheiro da Epagri Waldemiro Sudoski; sobre o Conseleite, com o engenheiro da FAESC Nelton Rogério de Souza; e sobre o SC Rural, com o Secretário Executivo Regional/Canoinhas Marcos Euclides Vieira. Depois do lançamento oficial do programa, às 11h e de um almoço oferecido aos participantes, houve também a certificação sanitária de brucelose e tuberculose, com o médico veterinário José Ruy Leite Filho, da Cidasc de Mafra e relatos de experiências locais na produção leiteira com Ricardo Schroeder, produtor de Porto União; Rodrigo Ressel, de Papanduva e Valdir Schissel Junior, de Bela Vista do Toldo. O evento foi encerrado às 15 horas, com saldo positivo segundo a coordenação do Programa.