Prazo para alistamento militar termina em junho; procedimento está sendo realizado apenas pela internet
O alistamento militar é obrigatório para jovens brasileiros, do sexo masculino, que completam 18 anos.
Todos os anos, os garotos que completam a maioridade tem entre janeiro e junho para se alistar nas Forças Armadas.
Normalmente, é possível fazer o alistamento tanto pela internet como presencialmente, em uma Junta de Serviço Militar.
Este ano, porém, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o processo está sendo realizado, desde o fim de março, apenas na modalidade online – uma forma de garantir que não haja aglomerações nas juntas militares.
Por isso, todo jovem que completa 18 anos em 2020 deve se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br. E, neste mesmo site, após alguns dias, o jovem pode conferir se foi dispensado ou convocado para o serviço militar. Lembrando que o alistamento é unificado desde 2003, ou seja, a seleção envolve Marinha, Exército ou Aeronáutica.
O alistamento é gratuito e o prazo termina no dia 30 de junho.
Quem não se alista dentro do prazo tem que pagar multa para fazer o alistamento fora do período estipulado.
Enquanto não acerta a situação, o jovem que não se alistou fica em dívida com o serviço militar e não pode tirar passaporte, fazer matricular em instituições de ensino e nem inscrição em concursos públicos, entre outros impedimentos.
O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência. Em Major Vieira a Junta do Serviço Militar funciona anexo a Secretaria de Assistência Social, na Travessa Otacílio Florentino de Souza de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a responsável pelo setor é a servidora pública municipal Patrícia Lucachinski.