Barreiras biológicas em Major Vieira atingem objetivo em abril
As ações das barreiras biológicas contra o coronavírus teve funcionamento por todo o mês de abril em Major Vieira, inclusive aos sábados, domingos e no feriado de páscoa. Incialmente, a ação teve o objetivo de cadastrar as pessoas que entraram no município na véspera do feriado de Páscoa, sendo verificado que 1.377 pessoas de 47 municípios de Santa Catarina e 13 municípios de diferentes Estados do Brasil visitaram a cidade e o interior entre 08 e 13 de abril pelo trevo principal de acesso.
Num segundo momento, a barreira teve caráter educativo, ou seja, com orientações de prevenção e medição da temperatura corporal de todos os ocupantes dos veículos.
Ao longo das duas últimas semanas, as barreiras biológicas tiveram como foco a fiscalização do uso de máscaras. Foram fornecidas gratuitamente, máscaras em tecido TNT para quem não possuía o EPI, bem como orientação do uso obrigatório, conforme determina o decreto municipal 1.884 de 13 de abril de 2020.
Na última semana de abril, foi verificado pelo Grupo de Ações Coordenadas Contra o Coronavírus (GRAC-CC), que a grande maioria das pessoas que vem até Major Vieira estão conscientes quanto a utilização de máscaras, dado indicativo de que as ações das barreiras biológicas tiveram seu objetivo alcançado.
Neste momento o GRAC-CC migra a ação da barreira biológica do portal da cidade para a abordagem pontual das pessoas flagradas sem máscara, nas ruas. As Agentes Comunitárias de Saúde estão realizando o trabalho de orientação da obrigatoriedade do uso do equipamento e fornecendo gratuitamente a máscara em TNT, para quem não possui.
Para o Coordenador da Defesa Civil de Major Vieira Luiz Gonzaga, o uso da máscara é fundamental. “Esperamos que o pouco da população que ainda é vista sem máscara nas ruas, se conscientize nesse momento preocupante do alto número de mortes no Brasil. O isolamento social continua sendo a principal forma de evitar o coronavírus. Caso seja extremamente necessário sair de casa, faça de maneira segura e individual. O uso da máscara é um ato de respeito ao próximo, principalmente com as pessoas do grupo de risco”, salienta Gonzaga.