Campanha contra o sarampo começou nesta segunda; foco é imunizar crianças e combater boatos.
Municípios de todo o Brasil começaram nesta segunda-feira, 7 , a colocar em prática uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo com o objetivo de garantir, até o dia 25 de outubro, que pelo menos 95% de todos os bebês e crianças com entre seis meses e cinco anos de idade recebam uma dose da vacina.
Quem deve se vacina?
Crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.
O DIA D, DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL, Será sábado, 19 de outubro, das 8h às 17h no Posto de Saúde Central.
A segunda etapa ocorrerá no período de 18 a 30 de novembro, e será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.
O DIA D, DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL, Será sábado 30 de novembro, das 8h às 17h no Posto de Saúde Central.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que, além de repassar verba na vacinação em si, também está investindo em pesquisas para entender o fenômeno dos pais que se recusam a vacinar os filhos.
Segundo ele, “é um mix de motivos” que levam famílias a tomar essa decisão, mas a consequência quem sofre é a própria criança, que fica desprotegida contra doenças contagiosas como o sarampo. Em 2019, das seis pessoas que morreram por sarampo, quatro tinham menos de um ano de idade.
“Quem é a vítima dessa ignorância é a criança, que tem direito à vacina. E o adulto que está fazendo isso está causando a morte da criança”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.