Major Vieira realiza Conferência de Assistência Social

A Prefeitura de Major Vieira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 19, a 7ª Conferência de Assistência Social. O evento teve como temática: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social. A conferência foi marcada pela presença de autoridades, sociedade civil e servidores.

Na abertura do evento houve música ao vivo com apresentação de artistas locais, Leandro Pereira e Ana Lara Veiga interpretaram as canções “meu abrigo”, da Banda Mellim e “era uma vez” de Kell Smith.

Houve palestra com a Assistente Social Jéssica Felski, sobre o tema do evento.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Isabel Richter, a conferência aconteceu em um momento preciso, onde o atual cenário econômico, nas esferas municipal, estadual e federal, não é favorável, e, portanto, é preciso discutir em conjunto para que as políticas públicas de assistência social continuem sendo executadas.

“É muito importante termos esse momento com a população, autoridades e servidores para elaborarmos e discutirmos propostas de melhorias das políticas públicas de assistência social, e assim, encaminharmos ao poder público”, disse Maria Isabel.

O prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini (MDB), ressaltou que a conferência é um evento de extrema importância para o município, pois é onde o poder público junto com a participação popular discute e traz novas propostas para melhorar as políticas públicas no município. “Vamos implantar aqui em Major Vieira, lá na antiga casa familiar rural em Colônia Ruthes, a casa de acolhimento, que vai abrigar nas 24 horas do dia, aquelas pessoas, que não tem uma família pra cuidar delas. Isso é proporcionar dignidade a estas pessoas” disse o prefeito. Ele ainda, dirigiu a palavra a vereadora Selma Figura Ratochinski (PSDB), de Monte Castelo, que participou da conferência e pediu para que ela levasse uma proposta ao prefeito de Jean Carlo Medeiros de Souza (PSDB). “Selma, diga pro Jean, para fazermos uma parceria nesta casa de acolhimento, pois a localidade de Colônia Ruthes fica muito próxima de Monte Castelo, e assim podemos fazer uma parceria e atender famílias carentes dos dois municípios”, finalizou Severgnini.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Aline Krisan, ressaltou que: “Hoje é um dia muito importante para a Política Pública de Assistência Social em nosso município. A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social é o espaço onde a sociedade civil pode exercer o seu papel de cidadão participando da formulação de políticas públicas. Realizar uma conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública. Partindo desse princípio, considera-se que a participação popular e o envolvimento dos usuários do suas são fundamentais para que as conferências exerçam seu papel e cumpram com seus objetivos legais, através da mobilização da população”. 

155 pessoas se fizeram presentes, entre trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e demais políticas públicas, usuários, conselheiros de diretos, estudantes e comunidade em geral. A plenária deliberou por 21 propostas das quais 15 são a nível municipal, 3 a nível estadual e 3 a nível federal. 

Também foram eleitos os delegados que irão representar o município de Major Vieira na Conferência Estatual de Assistência Social que acontecerá em Florianópolis até 15 de novembro e estarão incumbidos de defender as propostas a nível estadual e federal votadas na conferência municipal.

No fim do evento foi servido um coffee break ao público.