Major Vieira terá alunos representando o município na Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Rede Municipal de Ensino de Major Vieira, e a Escola Estadual de Educação Básica Luiz Davet, vem realizando desde o início do ano as etapas da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Do dia 20 de fevereiro a 09 de agosto aconteceu a etapa escolar, com o desenvolvimento das oficinas temáticas com os professores e alunos em sala de aula.

Foram trabalhados os gêneros: poema (quinto ano), memórias literárias (sexto e sétimo ano), crônicas (oitavo e nono ano), documentário (1º e segundo ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (terceiro ano do Ensino Médio).

Após a escolha das produções de cada escola, a Comissão Julgadora Municipal organizada pela Supervisora Escolar da SME, Marilda Rodecz  e composta por: Marilin Cristine Silveira Schick, Janete Muchaloski e Cleonice Terezinha Papes de Oliveira, selecionou os textos e o vídeo.

Da Rede Municipal de Ensino, o aluno JORGE EDUARDO HAVRELHUK  da Escola Tia Chiquinha, foi selecionado na categoria poema com o título:“ MAJOR VIEIRA MEU CHÃO. O aluno foi orientado pela professora Cirlei Ruthes Alves de Lima.

Da Rede Estadual de Ensino a EEB Luiz Davet, está classificada nas seguintes categorias: Memórias Literárias, com o título: O DIA EM QUE TUDO MUDOU, escrito pela aluna BRENDA REIS DO COUTO, a mesma foi orientada pela Professora Vanessa Reichardt Krailing

Na Categoria: Crônica com o Título: BURACO NEGRO sendo a autora a aluna VALERIA KRAUSS, também sob orientação da professora Vanessa Reichardt Krailing

A Escola de Educação Básica Luiz Davet, também foi selecionada na Categoria: Documentário com Título: RIO CANOINHAS: Sua importância para Major Vieira/SC. As alunas ANA LETICIA WEIMER, FABIANA LISBOA e KAUANE LUCACHINSKI, foram orientadas pelo Professor HENRIQUE ALVES DE LIMA e na categoria Artigo de Opinião título: Não seja cúmplice, a aluna MIRIÃ DE JESUS DA SILVA, orientada pela professora Leonilce de Lara Ferreira.

A etapa estadual acontece do dia 26 de setembro a 11 de outubro.

Ao participar da Olimpíada, os professores trabalham com uma metodologia que aborda conteúdos curriculares previstos no ensino da língua portuguesa, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, além de fazer parte de uma rede de conhecimento que oferece formação a distância e recursos didáticos que contribuem com o trabalho docente nas escolas.

Segundo Marilda Rodecz, coordenadora da Olimpíada da Língua Portuguesa em nosso município, o concurso vai além da competição. Há a formação para os professores, os quais se empenham para que os alunos desenvolvam trabalhos aptos a concorrerem a nível estadual e federal e o trabalho de pesquisa e registro dos textos pelos alunos, sendo 2019, o primeiro ano em que os alunos produzem o documentário. “Com certeza é um trabalho que orgulha as redes de ensino e o nosso município”, afirma Marilda.